Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pelo ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
Este jogo foi desenhado para proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizagem dinâmica à volta do tema da energia, estimulando o trabalho em equipa.
As Charadas de Energia exploram as várias formas de energia renovável e não renovável com uma pitada de diversão, desafio e colaboração. Cada equipa vai tentar adivinhar termos energéticos, que serão representados através de gestos. O jogo contribui para que os alunos aibam identificar os diferentes tipos e fontes de energia e, ao mesmo tempo, compreendam as suas consequências para o planeta.
CONTEXTO
Antes de começar, sugerimos relembrar alguns termos relacionados com as energias renováveis e não renováveis neste artigo.
MATERIAL
Papéis
Lápis ou caneta
Recipiente para os papéis, como uma taça, caixa ou saco
PREPARAÇÃO
Corta pequenos pedaços de papel e escreve uma forma de energia em cada um: carvão, petróleo, gás natural, combustíveis fósseis, eletricidade, energia renovável, energia não renovável, energia nuclear, solar, eólica, hidroelétrica, geotérmica, biomassa, hidrogénio. Podes alterar e adicionar outras palavras do universo energético.
No final, dobra os papéis e coloca-os no recipiente escolhido.
ATIVIDADE
Para começar, a turma é dividida em dois ou mais grupos. Cada equipa escolhe um elemento para tirar um pedaço de papel do recipiente e representar o termo selecionado.
Em cada ronda, o grupo tem um minuto para adivinhar o termo energético correto. Se adivinhar, o grupo ganha um ponto; caso contrário, o outro grupo tem a oportunidade de adivinhar e ganhar o ponto.
Os grupos e os alunos escolhidos vão alternando até todas as palavras terem sido representadas.
No final, basta somar os pontos e revelar a equipa vencedora.