Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, 
aprovado pelo ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

✕
  • O Projeto
  • Atividades
  • Novidades
  • Agenda
  • O Projeto
  • Atividades
  • Novidades
  • Agenda
✕

Votar pelo planeta

O ambiente e a sustentabilidade são uma preocupação cada vez mais presente, principalmente entre os mais novos. Enquanto os adultos têm o poder de escolher líderes comprometidos com o bem-estar do planeta e das pessoas, os mais jovens não se deixam ficar para trás e encontram maneiras de expressar as suas opiniões e preocupações.

VPAS
Apesar das nossas ações individuais contribuírem para um mundo melhor, a verdade é que as ações com mais impacto estão nas mãos de decisores políticos e das grandes indústrias. Com as eleições legislativas à porta, decidimos olhar para o papel da política no futuro do planeta.
Entre os temas da habitação, saúde, educação e cultura, também o ambiente é um fator que pode influenciar o voto. Por isso mesmo, os programas eleitorais reconhecem e refletem cada vez mais a preocupação da sociedade com questões ambientais e de sustentabilidade, incluindo propostas nesse sentido.
Com várias metas climáticas e o limite do aumento de temperatura a 1,5 ºC, estabelecido no Acordo de Paris, os próximos anos revelam-se cruciais para o combate às alterações climáticas. Aqueles que ganharem as eleições agora poderão definir o ritmo das mudanças necessárias para manter o planeta habitável.
Ao eleger líderes comprometidos com a sustentabilidade, os cidadãos podem contribuir para a implementação de políticas mais eficazes para a proteção do ambiente, uma vez que os representantes eleitos têm o poder de tomar decisões sobre regulamentações e investimentos mais verdes.
O governo pode impedir projetos que ameacem o clima e a natureza (como conceder subsídios a empresas de combustíveis fósseis) e avançar com aqueles que contribuem para os objetivos sustentáveis, tais como valorizar a vida selvagem, investir em transportes públicos limpos e energias renováveis, promover práticas agrícolas sustentáveis e reconverter os trabalhadores para funções em indústrias sustentáveis.
Assim, votar é uma das melhores formas de fazer a diferença para o planeta. Então e os mais novos? Também eles podem fazer a sua parte, mesmo não votando.
 
Como me posso fazer ouvir em relação ao planeta?
As crianças e adolescentes que são demasiado jovens para votar estão a exigir mais ação em relação às alterações climáticas de várias maneiras.
Esta geração está a mobilizar-se para acelerar a ação climática em todo o mundo, sem medo de responsabilizar os decisores políticos e todos aqueles que se mantêm indiferentes. Os jovens tomam uma posição fazendo coisas tão “pequenas” como utilizar os transportes públicos e participar em ações de limpeza ou tão “grandes” como criar organizações, realizar protestos e apresentar ações judiciais contra países e empresas que não respeitam o ambiente.
Se ainda não tens idade para votar, mas queres participar na luta climática, podes:
  • Aprender e partilhar conhecimentos com amigos e familiares: procura saber sempre mais e falar sobre estes assuntos com as pessoas à tua volta;
  • Incentivar os teus pais a votar: partilha informações sobre a importância do voto e o impacto que as decisões políticas podem ter no teu futuro;
  • Mudar os teus hábitos: adota gradualmente práticas sustentáveis no teu dia-a-dia;
  • Juntar-te a grupos e pessoas com as mesmas preocupações: procura coletivos, organizações e campanhas na tua escola, área de residência ou até mesmo a nível nacional que promovam ações em prol do planeta (como ações de reflorestação, mercados de trocas ou manifestações);
  • Escrever cartas aos representantes políticos locais e nacionais: cada carta é uma oportunidade de expressares as tuas preocupações e, quem sabe, inspirar mudanças e influenciar a agenda política em prol do planeta.
 
E tu? Como é que te fazes ouvir pelo futuro do planeta?
Partilhar:

Apoios:

Apoios:

© Copyright 2023 - Energia Letiva. Todos os direitos reservados. Conceção e Implementação: Genica