O que é ecodesign?
O ecodesign (ou conceção ecológica) é muito mais do que eletrodomésticos energeticamente eficientes e roupa feita de materiais reciclados. No ecodesign, a sustentabilidade junta-se à lista de aspetos como a estética, a funcionalidade e a facilidade de utilização - é um design que beneficia tanto as pessoas como o ambiente.
Esta estratégia consiste em desenhar produtos, embalagens e processos com o objetivo de minimizar o impacto ambiental ao longo do seu ciclo de vida - desde a seleção e extração de matérias-primas, passando pela produção, transporte, distribuição e utilização, até à reciclagem e eliminação.
Assim, este design inteligente é uma forma de diminuir o consumo de energia e de recursos, a produção de resíduos e a consequente poluição e libertação de substâncias prejudiciais para o ambiente e saúde humana. Ao mesmo tempo, o ecodesign permite aumentar o tempo de utilização do produto e possibilitar a sua reutilização, reparação e reciclagem.
Da decoração à moda, o ecodesign pode estar presente na produção de todo o tipo de produtos e embalagens. Alguns exemplos de ecodesign passam por reduzir o peso de uma embalagem, retirar componentes que não sejam essenciais à utilização do produto, poupar o máximo de água possível ou reutilizar resíduos de plástico na criação do produto.
Há regras e orientações a seguir?
Segundo a Comissão Europeia, 80% do impacto ambiental que um produto tem ao longo do seu ciclo de vida é definido na fase de design. Por isso mesmo, há regras cada vez mais rigorosas relativamente à conceção dos produtos na União Europeia.
No ano passado, o Parlamento Europeu aprovou novos regulamentos sobre o ecodesign, que obrigam a que a venda de produtos seja obrigatoriamente acompanhada por um passaporte digital do produto, com informações precisas e atualizadas sobre o seu impacto ambiental, reciclabilidade e reparabilidade. Outro exemplo é o acordo legislativo (ainda provisório) para que todas as embalagens sejam recicláveis até 2030.
Com isto, a União Europeia espera incentivar as empresas a desenvolver novos produtos, ou a repensá-los, adotando práticas mais sustentáveis de forma a conseguirem cumprir as normas legais.
Conheces algum exemplo de ecodesign?