1. Pegada(s) só na areia!
Vai de bicicleta até à praia, apanha boleia em família ou opta por um meio de transporte público! Há vários caminhos para chegar à praia, escolhe o caminho da sustentabilidade – com a menor pegada de carbono possível! Há cada vez mais transportes públicos elétricos, que não dependem de combustíveis fósseis para circular, procura saber se existe alguma opção na tua zona!
2. Proteção2
Sabias que as fórmulas dos protetores solares podem colocar em risco a vida marinha? Para preservar o nosso mar e toda a vida que cabe lá dentro é importante fazermos escolhas conscientes e informadas! A Década do Oceano, desenvolvida pela ONU, veio alertar para a urgência de protegermos o oceano, e por isso há cada vez mais opções amigas do ambiente! Procura por protetores com o símbolo “Respeita os Oceanos”!
3. O material tem sempre razão
Uma das formas mais simples de sermos sustentáveis numa ida à praia é evitarmos o plástico (e outros materiais) de utilização única! Palhinhas, garrafas de água e embalagens descartáveis podem ser substituídas por outros materiais de longa duração, e igualmente fáceis de transportar! Se eventualmente utilizares algo descartável, não te esqueças de o reciclar adequadamente!
4. Lixo no meu caminho? Apanho-o todo!
Uma forma de garantir que a praia permanece sustentável para as gerações futuras, é fazer a tua própria limpeza de praia. Isso significa apanhar qualquer lixo que encontres. Podes levar um saco para teres onde colocar o lixo enquanto caminhas junto à água. Se cada um de nós dedicar uns minutos a esta atividade, todas as praias ficam limpas em menos de um instante!
5. Deixa apenas castelos na areia
Garante que trazes tudo o que levaste, incluindo o lixo e resíduos que resultaram da tua estadia!
-
Leva estas dicas contigo e aproveita o verão!