Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, 
aprovado pelo ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

✕
  • O Projeto
  • Atividades
  • Novidades
  • Agenda
  • O Projeto
  • Atividades
  • Novidades
  • Agenda
✕

Earth Prize: o concurso que premeia estudantes com ideias ambientais

O Earth Prize dá voz às gerações jovens, promovendo um mundo onde as suas ideias podem moldar o futuro. De tecnologias que preveem catástrofes naturais a fraldas ecológicas, a edição deste ano conta mais uma vez com diferentes soluções inovadoras para acelerar a sustentabilidade ambiental.

HPS
O Earth Prize é a maior competição ambiental do mundo para estudantes que estão a inovar para salvar o planeta. Desde 2021, já chegou a mais de 10 000 estudantes, 2000 escolas e 154 países e territórios, tendo concedido 400 000 dólares às equipas de topo e respetivas escolas pelas suas ideias.
O objetivo do concurso é capacitar e educar os jovens para enfrentarem os desafios ambientais, oferecendo-lhes um caminho para uma proatividade positiva. As ideias são avaliadas segundo 5 critérios: aplicabilidade, inovação, escalabilidade, relevância e impacto inspirador.
Todos os participantes, com idades compreendidas entre os 13 e os 19 anos, trabalham com materiais originais feitos à medida, recebem orientação personalizada de estudantes universitários e apresentam as suas soluções a um público global. A solução vencedora recebe 50 000 dólares (de um prémio total de 100 000 dólares), que são divididos entre a sua escola e os membros da equipa.
Damla Aslan, de 17 anos, da equipa vencedora de 2023 (Delavo) explicou como o prémio os influenciou: "o Earth Prize é uma oportunidade para criar uma verdadeira mudança no mundo, canalizando o nosso amor pelo ambiente para a ação. É possível estabelecer contacto com educadores inspiradores, mentores dedicados e estudantes de todo o mundo."
 
As 10 equipas finalistas da 3ª edição do Earth Prize já foram anunciadas. Vamos conhecê-las?
 
BioTex - The Knowledge Society, Canadá
Problema: 150 a 200 toneladas de resíduos têxteis acumulam-se diariamente no Quénia. Porém, a dependência económica relacionada com a revenda de roupa em segunda mão complica os esforços de gestão dos resíduos e as tensões geopolíticas dificultam a ação governamental.
Solução: a equipa concebeu um método de gestão de resíduos têxteis no Quénia, utilizando um modelo de economia circular e incentivando a reciclagem. Inspirada no sistema de reciclagem de garrafas da Alemanha, a solução passa por compensar os coletores com base na quantidade de resíduos de algodão que recolhem.
 
Ceres - Bahçeşehir Koleji Diyarbakir, Türkiye
Problema: a Mesopotâmia atual, outrora um paraíso fértil, debate-se com uma crise ambiental devido à perda de colheitas induzida por alterações climáticas, secas e poluição. Há dois anos, a região enfrentou uma seca sem precedentes, que resultou na diminuição de 80% na produção agrícola. Esta situação local reflete um desafio global, desencadeando turbulências económicas e escassez de alimentos em comunidades de todo o mundo.
Solução: a equipa propõe uma tecnologia de plasma (o quarto estado da matéria) para combater a perda de colheitas devido a fatores de stress ambiental (stress biótico e abiótico nas plantas) e aumentar o rendimento das colheitas.
 
CocoMellow - i-IVY, Vietname
Problema: todos os dias, 250 milhões de fraldas descartáveis para bebés são utilizadas em todo o mundo. Estas fraldas, compostas principalmente por materiais sintéticos não biodegradáveis, acabam em aterros, demorando séculos a decompor-se e poluindo o solo e a água com microplásticos. Entretanto, as alternativas ecológicas, feitas de algodão orgânico e fibra de bambu, continuam inacessíveis para muitos devido ao seu elevado custo.
Solução: a CocoMellow oferece uma solução sustentável e acessível, aproveitando as fibras de coco e de banana, resíduos agrícolas abundantes no Vietname. As propriedades absorventes da fibra de coco tornam-na ideal para o núcleo da fralda, enquanto a fibra de banana, com a sua suavidade e resistência à água, proporciona conforto e proteção contra fugas.
 
Environmental saviors - Sharkya STEM School, Egito
Problema: a decomposição lenta dos resíduos alimentares limita a produção de fertilizantes orgânicos, afetando a indústria e a agricultura. No Egito, isto representa um obstáculo significativo à fertilidade do solo e ao rendimento das colheitas.
Solução: os Environmental saviors desenvolveram um projeto para acelerar a decomposição de resíduos orgânicos (recorrendo a tecnologia que controla a temperatura e a humidade) e produzir fertilizantes orgânicos de alta qualidade de forma a melhorar a fertilidade do solo e o rendimento das culturas.
 
Falcons - Palmer Trinity School, EUA
Problema: os países da América Central enfrentam o desafio urgente do esgotamento dos solos, exacerbado pela desflorestação e por práticas agrícolas prejudiciais, que ameaçam a segurança alimentar, a resiliência climática e os meios de subsistência. Os fertilizantes químicos e os pesticidas pioram a qualidade do solo, provocando poluição e custos elevados para os agricultores já vulneráveis às alterações climáticas e aos fenómenos meteorológicos extremos.
Solução: a equipa pretende criar uma empresa social que promove a saúde do solo na América Central através de fungos micorrízicos arbusculares (FMA) especialmente adaptados.
 
FloodGate - North Carolina School of Science and Mathematics, EUA
Problema: todos os anos, mais de 240 milhões de pessoas enfrentam os impactos devastadores das inundações. Sem recursos e informação atempada, as comunidades vulneráveis debatem-se com os esforços de evacuação e recuperação, perpetuando ciclos de pobreza e disparidades socioeconómicas.
Solução: a ideia baseia-se numa aplicação web que utiliza modelos computacionais avançados para prever padrões de inundação e capacita as comunidades com informações precisas para esforços de mitigação e socorro eficientes.
 
HiveHealthy - Crimson Global Academy, Nova Zelândia
Problema: a polinização gerida desempenha um papel fundamental na produção alimentar global, sustentando 35% do abastecimento alimentar e apoiando 75% das principais culturas. No entanto, a indispensável abelha melífera, um polinizador primário, enfrenta ameaças crescentes em todo o mundo, com taxas alarmantes de colapso das colónias. Os ácaros Varroa, a exposição a pesticidas e as alterações climáticas contribuem significativamente para este declínio, sobrecarregando os apicultores e os agricultores que dependem dos seus serviços de polinização.
Solução: a proposta da HiveHealthy é um sistema inovador de monitorização da saúde das colmeias de abelhas que utiliza sensores e machine learning para proteger as populações de abelhas e os ecossistemas de polinização.
 
Mycoflo - Eton College, Reino Unido
Problema: devido ao crescimento da agricultura e da indústria, a bacia do Níger enfrenta uma terrível poluição da água, pondo em perigo um milhão de vidas. A extração de petróleo bruto e a exploração mineira envenenam as fontes de água e ameaçam os ecossistemas e a saúde humana. Infelizmente, os atuais métodos de diagnóstico e filtragem da qualidade da água são inacessíveis às zonas mais afetadas.
Solução: a Mycofiltration surge como uma solução revolucionária que utiliza fungos para filtrar a água, oferecendo uma purificação da água eficiente e acessível às comunidades da bacia do Níger.
 
Pebble - Eton College, Reino Unido
Problema: a nível mundial, mais de 120 milhões de placas gráficas (GPU) de consumo estão inativas, apesar da sua elevada pegada de carbono no fabrico e do seu conteúdo em elementos raros. Esta ineficiência contribui para um consumo excessivo de energia, equivalente à alimentação de 811 000 casas médias nos EUA durante um ano. Além disso, o domínio da machine learning, fortemente dependente das GPU, ignora as considerações ambientais, com o treino de IA a emitir emissões de carbono equivalentes à condução de 123 automóveis durante um ano.
Solução: a equipa pensou numa plataforma que reúne estas GPUs subutilizadas numa rede unificada para reduzir o consumo global de energia.
 
Sensory AI - Newport Harbor High School, EUA
Problema: os riscos naturais aumentaram drasticamente nas últimas décadas devido às alterações climáticas, à industrialização e ao crescimento populacional, resultando em perdas humanas e económicas significativas em todo o mundo. Embora os sistemas de alerta precoce sejam cruciais para minimizar estas perdas, são muitas vezes dispendiosos e limitados às nações desenvolvidas, deixando muitas comunidades vulneráveis em risco.
Solução: a inovação tem por base a construção de mini-estações meteorológicas com IA para detetar riscos naturais e avisar precocemente as comunidades vulneráveis em todo o mundo (mesmo em zonas remotas sem infraestruturas de comunicação) sobre as catástrofes naturais.
 
Os finalistas estão agora a receber orientação e apoio para desenvolver ainda mais as suas ideias. Os vencedores serão anunciados no Dia da Terra (22 de abril) num evento transmitido em direto.
E se os vossos alunos também pudessem salvar o planeta com a sua criatividade? Desafiem-nos a pensar em ideias para combater as alterações climáticas ou reduzir a nossa pegada ambiental. Transformem o tempo de aula num momento de reflexão e pensamento criativo, inspirando-os a procurar soluções em prol do planeta!
Partilhar:

Apoios:

Apoios:

© Copyright 2023 - Energia Letiva. Todos os direitos reservados. Conceção e Implementação: Genica