Produção de eletricidade 100% limpa
Investimento em energias renováveis em grandes centrais de produção e no aumento da produção distribuída, particularmente com a criação de comunidades de energia renováveis (CER).
Comunidades de energia renováveis (CER)
Constituídas por um conjunto de consumidores-produtores, as CER produzem parte ou a totalidade da energia elétrica que necessitam para o seu consumo, através de recursos renováveis. Para além dos benefícios ambientais, sociais e económicos – uma vez que beneficiam de eletricidade a um custo inferior ao que originalmente pagariam ao seu comercializador, contribuem para a democratização da energia e no combate à pobreza energética.
Eletrificação do consumo
A crescente aposta em veículos elétricos exemplifica o desafio de aumentar a eletrificação dos setores cujo consumo de combustíveis fósseis tem um enorme impacte. A par do setor da mobilidade, os setores comerciais, industriais e domésticos, têm ainda muito espaço para a sua eletrificação.
Eficiência energética
Parece um conceito complicado, mas não podia ser mais simples: utilização eficaz de energia e materiais. Pequenos hábitos como não deixar as luzes acesas e pôr em prática os 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), podem fazer uma grande diferença!
Combustíveis sintéticos renováveis – Hidrogénio
O hidrogénio pode ser a solução para os setores com maiores dificuldades em eletrificar, e é cada vez mais sugerida como um fator indispensável para atingir a neutralidade carbónica até 2050.
O que podemos fazer para contribuir para a Descarbonização?
Instalar um fogão elétrico quando o nosso deixar de ser funcional, optar por bicicleta, transporte público ou carro elétrico para as deslocações do dia-a-dia e fazer compras sustentáveis, tendo atenção, por exemplo, à Etiqueta Energética.
Não arrumes já os teus óculos 3D, a Descentralização vai chegar aos cinemas muito em breve! Fica atento às próximas novidades!