Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pelo ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
Como transformamos a energia do sol em eletricidade e calor?
Países de todo o mundo estão a planear atingir zero emissões nos próximos anos e a energia solar pode ser uma estratégia para concretizar esse objetivo.
Sabias que a energia do sol que incide sobre a Terra durante uma hora poderia satisfazer todo o consumo de energia mundial durante um ano inteiro?
A energia solar, isto é, a energia proveniente do sol, pode ser utilizada como fonte de calor e como fonte de energia. Para isso, existem dois tipos distintos de painéis solares: os painéis solares térmicos e os painéis solares fotovoltaicos, respetivamente. Vamos descobrir como funcionam.
Como funciona um painel solar térmico?
Normalmente, os painéis solares térmicos servem para aquecer a água de uma habitação.
Neste caso, a radiação solar incide sobre a cobertura de vidro do painel solar térmico, entra no
seu interior e aquece o fluído que circula pelos tubos internos, que depois segue para o depósito de água, aquecendo-a.
Como funciona um painel solar fotovoltaico?
Os painéis solares fotovoltaicos são instalados tanto em telhados como em grandes terrenos (parques solares) para gerar eletricidade e podem funcionar mesmo quando está nublado.
O sol incide diretamente nos painéis fotovoltaicos, que contêm células capazes de captar a energia da luz solar - as chamadas células fotovoltaicas. Estas células são feitas de materiais semicondutores que geram uma corrente elétrica quando expostos à luz solar.
A energia solar também pode ser armazenada em baterias, para ser utilizada mais tarde, e devolvida (ou vendida) à rede nacional quando a casa não necessita de toda a energia produzida.
Porque é que devemos utilizar a energia solar?
A energia solar é uma excelente alternativa aos combustíveis fósseis. É uma fonte de energia renovável e limpa e é considerada a mais abundante, rápida e barata (de acordo com a ONU, o custo da eletricidade produzida a partir da energia solar diminuiu 85% entre 2010 e 2020).
O próprio ciclo de vida da energia solar gera um mínimo de emissões de gases com efeito de estufa: a energia solar não produz emissões quando é convertida e tem uma pegada de carbono consideravelmente menor do que os combustíveis fósseis. A quantidade de energia utilizada para fabricar e construir painéis solares é, na verdade, compensada através da produção de eletricidade limpa no espaço de um ou dois anos.
Além disso, a energia solar requer pouca manutenção, não produz ruído, pode ser utilizada para criar eletricidade em locais onde é difícil obter eletricidade através da rede nacional e é cada vez mais eficiente e duradoura, graças ao desenvolvimento tecnológico.
A energia solar tem desvantagens?
Apesar das vantagens da energia solar, esta tem algumas desvantagens:
Comprar e instalar painéis solares ainda é caro para as famílias, o que tem limitado a sua utilização;
A produção dos componentes polui o ambiente;
A energia solar não é igualmente eficiente em todo o mundo, pois está dependente do clima e da quantidade de luz solar que os painéis recebem;
Os métodos de armazenamento da energia solar ainda são pouco eficientes.
Tens alguma questão acerca da energia solar? Partilha connosco!