As embalagens ajudam a garantir que uma variedade de produtos chegue às nossas casas em boas condições. Mas já paraste para pensar no que acontece a uma embalagem depois de a deitares no lixo indiferenciado ou ecoponto?
Escreve uma história imaginando um dia na vida de uma embalagem à tua escolha (reciclável ou não reciclável), começando por dar um contexto sobre como foi produzida e como chegou às mãos dos consumidores.
Também podes acrescentar algumas peripécias e emoções relacionadas, por exemplo, com os potenciais impactos ambientais associados ao seu descarte inadequado.
Para dar vida à tua narrativa, podes ainda acompanhar o texto com desenhos que representem as diferentes etapas da jornada da embalagem. Se tiveres tempo, descobre onde fica o aterro sanitário, central de triagem ou estação de reciclagem mais próxima, para que possas fazer um mapa da tua área local que mostre o percurso da tua embalagem. Não te esqueças que num aterro a embalagem pode demorar anos a decompor-se, enquanto numa estação de reciclagem pode ser transformada em novos produtos.
No final, os alunos terão a oportunidade de partilhar as suas histórias com a turma e refletir sobre maneiras práticas de reduzir, reutilizar e reciclar no seu dia a dia.