Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pelo ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
Este jogo adaptável faz com que a diversão e o entusiasmo entrem no ambiente de ensino e aprendizagem, mas também nos momentos em família.
E se transformarmos o clássico jogo do Twister numa oportunidade para aprender sobre alterações climáticas?
Esta adaptação interativa é uma forma de avaliar os conhecimentos das crianças sobre conceitos ambientais, incentivar o apetite pela aprendizagem e dar um toque de diversão, quer nas aulas, quer em casa. O jogo pode ser adaptado de acordo com o nível de ensino e/ou os conteúdos lecionados.
MATERIAIS
Tapete:
Lençol
Cartões, tinta, papel colorido ou autocolantes para o chão
Spinner:
Dados, fidget spinner, pratos de papel, roda ou relógio
PREPARAÇÃO
Criem o tapete do Twister e o spinner de forma a incluir 4 cores e 4 membros (mão esquerda, pé esquerdo, mão direita e pé direito).
Aquiencontram alguns exemplos de cartões de perguntas e respostas que podem ser utilizados para o jogo, divididos em 4 áreas: ÁGUA E AR, ENERGIAS RENOVÁVEIS, CLIMA E TEMPO e RECICLAGEM. Podem encorajar as crianças a desenvolver cartões de perguntas personalizados relacionados com aulas temáticas.
ATIVIDADE
Definam duas equipas de 3-4 jogadores.
Um membro de uma equipa roda o spinner para determinar o membro e a cor (por exemplo, mão direita, azul), assumindo depois essa posição;
Outro membro da mesma equipa lê um cartão de perguntas da cor correspondente. O jogador pode consultar os membros da equipa para responder aos cartões de perguntas ou responder como jogador individual da equipa.
Se o jogador responder corretamente, passa para a equipa seguinte. Se o jogador responder incorretamente, a equipa adversária tem a oportunidade de responder.
As equipas revezam-se até que um jogador caia e só então a equipa adversária ganha o jogo.