Troca-Tintas

Livros, roupa ou acessórios! Troca os objetos que estão a ganhar pó nas tuas prateleiras por objetos do teu interesse!

Os mercados de trocas, feiras de bagageira e tantos outros conceitos de eventos que têm surgido nos últimos anos, inspiram-se na economia circular, promovendo a circularidade e reutilização de objetos. Para além de ser uma prática económica, pois permite a aquisição de objetos do nosso interesse por um preço mais acessível, é também uma prática sustentável – razão cada vez mais apontada como a motivação para as compras em segunda-mão, que tem vindo a crescer em Portugal.
ORGANIZAR UMA TROCA
1. O primeiro passo é o desapego! Temos muitos objetos em casa a que não damos a devida atenção ou uso, e até alguns a que nunca removemos as etiquetas. Quer seja porque deixámos de nos identificar, deixou de servir ou já não está na moda, estes itens devem ter uma segunda oportunidade. Procura nas tuas prateleiras e armários os livros, roupas e acessórios que gostavas de incluir na troca.
2. Em segundo lugar, convida os teus amigos! Desafia os teus amigos a juntar-se à tua troca e introduz o conceito de circularidade e desapego!
3. Em terceiro (e último lugar), juntem-se no vosso “mercado de trocas”! Podem organizar uma troca presencial, ou em alternativa, realizá-la online! Como? Adaptando ligeiramente o modelo presencial às redes sociais:
  • Cria um grupo numa rede social e convida os amigos que se querem juntar à troca
  • Vão publicando fotografias ou vídeos dos objetos que têm disponíveis e curtas descrições sobre os mesmos
  • “Fechem negócio” sobre que objetos vão trocar, receber ou dar
  • Façam os envios dos objetos ou encontrem-se presencialmente e façam as trocas combinadas
  • Aproveitem os vossos “novos” objetos!
Partilhar: