Subida do nível da água

As alterações climáticas constituem uma ameaça muito grave e as suas consequências afetam numerosos aspetos da nossa vida. Nenhum país é imune ao seu impacto e existem cada vez mais fenómenos que o provam.

Uma das consequências das alterações climáticas é o aquecimento global, levando ao degelo dos glaciares e ao aumento do nível das águas do mar.
Regressados das férias, e ainda com os mergulhos no mar frescos na memória, nada melhor que uma atividade prática para simplificar este tema e suscitar a curiosidade dos alunos para saber mais sobre este assunto. Vamos a isso?
 
CONTEXTO
Antes de começar a atividade, iniciem a conversa sobre este tema, introduzindo-o no contexto letivo adequado. Perguntem o que os alunos já sabem sobre as alterações climáticas, quais as suas consequências para a humanidade e o planeta, e façam um breve contexto sobre a temática:
Globalmente, o nível da água do mar está a subir a uma média de cerca de 4,4 milímetros por ano, taxa que tem tendência para acelerar.
As consequências da subida do nível médio da água do mar impactam os humanos, a fauna e a flora e o bem-estar do planeta:
- A subida do nível do mar faz com que a água doce se torne salgada, comprometendo os recursos hídricos dos quais dependem milhões de pessoas, dificultando o acesso a água potável e o abastecimento para a agricultura.
- Aumenta o risco de inundações e de erosão perto da costa, com consequências significativas para as pessoas, as infraestruturas, as empresas e a natureza das zonas litorais.
- A fauna e flora junto à costa também é afetada por este fenómeno. Muitas zonas húmidas desaparecerão, ameaçando espécies únicas, de animais e plantas, e eliminando a proteção natural que estas zonas proporcionam contra as tempestades.

 

 DICA: Acompanhem as explicações com imagens ou vídeos que mostrem o que são glaciares, inundações, a biodiversidade de uma zona costeira e outros conceitos que considerem pertinentes.

 

ATIVIDADE
A atividade pode ser feita com a turma, usando apenas 1 conjunto de materiais, ou poderão organizar vários grupos (até 5 alunos) para que todos os alunos possam realizar pelo menos um dos passos da atividade e para que vejam de perto os seus efeitos.
 
MATERIAIS
  • 1 caixa de plástico retangular transparente
  • Argila, barro ou plasticina (suficiente para preencher 1/4 da caixa)
  • Cubos de gelo
  • Água
  • Marcador
  • Corante alimentar azul (opcional)
 
PASSOS
  1. O primeiro passo da atividade é colocar e pressionar a argila/barro/plasticina numa das extremidades do recipiente de plástico até que ela tenha cerca de 1,5 cm de altura e preencha cerca de um quarto do recipiente. Este pedaço representa a terra.
  2. De seguida, em cima da argila, o aluno deve colocar a maior quantidade de cubos de gelo possível. Os cubos de gelo representam os glaciares.
  3. Cuidadosamente, o aluno deve colocar água no lado vazio do recipiente. O nível de água não pode ultrapassar o topo da camada de argila (terra). Opcionalmente, podem colocar uma gota de corante alimentar azul. A água representa o oceano.
  4. Assim que acabarem de colocar a água, o aluno deve desenhar a linha do nível da água com um marcador, no exterior da caixa.
  5. Deixem o recipiente “descansar” e voltem a ele a cada 30 minutos para observar as alterações no nível da água. (Podem identificar com o nome ou número do grupo para facilitar.) Assim que o gelo derreter completamente, o aluno deve desenhar a nova linha de água com o marcador.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Cada grupo deve, no final, fazer as suas conclusões, respondendo às seguintes questões:
O que aconteceu ao gelo?
O resultado foi o que esperavam?
De que forma é que a terra e a água mudaram ao longo da experiência?
 
É importante que o professor conclua a experiência fazendo o paralelismo entre o desfecho da atividade e a realidade, reforçando que o futuro da terra depende do combate às alterações climáticas, que tem de ser feito por todos, inclusive os alunos, cuja ação é imprescindível para o desenvolvimento sustentável do planeta.

 

 

 

 

 

 

Adaptado de PBS KIDS
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