Se eu fosse Ministro do Ambiente…

Os alunos vão poder partilhar as suas preocupações ambientais e soluções criativas através de um discurso cativante.

As cidades, vilas e aldeias sustentáveis são conhecidas por terem uma melhor qualidade de vida, estimularem a economia local e protegerem o ambiente.
As ideias para a transformação sustentável são muitas e, desta vez, queremos ouvir as dos mais novos. Se fosses Ministro/a do Ambiente, que medidas implementavas já na tua localidade?
Esta atividade incentiva os alunos a refletir sobre o que mudariam na sua zona para que esta fosse mais amiga do ambiente, estimulando ao mesmo tempo a escrita e a oralidade através de um discurso.
MATERIAIS
  • Lápis ou caneta
  • Papel
PREPARAÇÃO
Em conjunto, a turma deve pensar naquilo que torna uma localidade sustentável. Para guiar a discussão, apresentamos algumas melhorias:
 
  • Reduzir ou desligar a iluminação pública nos períodos de menor fluxo;
  • Implementar programas de reciclagem e compostagem;
  • Construir mais fontes para encher a garrafa de água;
  • Criar espaços verdes e aproveitar a água da chuva para os regar;
  • Fazer ciclovias e tornar os transportes públicos gratuitos;
  • Organizar feiras e mercados para dinamizar o comércio local;
  • Apostar em fontes de energia limpa e renovável.
 
Para inspirar os alunos, podem ser apresentados discursos de personalidades associadas ao ambiente, como António Guterres ou Greta Thunberg.
ATIVIDADE
Escrever e ler um discurso em voz alta vai desafiar o pensamento crítico dos alunos e melhorar a forma como comunicam uma mensagem. Eis algumas dicas para cada uma das etapas.
  1. Pré-escrita: antes de começares a escrever, faz uma pesquisa e organiza as tuas ideias.
  2. Escrita: o texto deve ser apelativo e fácil de entender, por isso, evita usar palavras complicadas (e que não conheces). Além disso, o discurso deve ter um princípio, meio e fim. Não te esqueças de utilizar parágrafos e bons argumentos.
 
2.1 Introdução
Começa por dar um contexto da situação. Fala sobre a importância de cuidar do planeta para as gerações futuras e os problemas que consideras mais importantes. O que acontecerá se não tomarmos medidas já?
Cria uma narrativa envolvente com as informações que recolheste ou recorre a exemplos simples e relacionáveis. Podes aproveitar para partilhar uma história pessoal, recordando o momento em que te apercebeste de um problema na tua cidade, como o lixo espalhado no chão, por exemplo.
 
2.2 Desenvolvimento
O desenvolvimento é o momento de apresentares as tuas soluções para os problemas que identificaste, de forma estruturada.
 
2.3 Conclusão
No final, reforça a urgência e a importância de trabalhar em conjunto, com expressões como "Agora, mais do que nunca, é o momento de agir” e “Juntos, podemos criar um impacto positivo”.
 
3. Apresentação
Depois de reveres e aperfeiçoares o teu discurso, é altura de apresentar as tuas ideias à turma!
Se tiveres tempo, pratica o discurso (em frente ao espelho, por exemplo) e tenta memorizá-lo.
No momento da leitura, projeta bem a voz e lê pausadamente. Podes incorporar gestos com as mãos e expressões faciais para tornar o discurso mais apelativo.
 
Vamos construir cidades mais sustentáveis? Partilhem connosco os discursos e propostas dos vossos alunos.
Partilhar: