Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pelo ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
“O que define uma cidade como sustentável?” é o ponto de partida desta atividade que desafia os mais novos a planear e construir uma maquete de uma cidade ou vila assente na sustentabilidade dos transportes, energia, edifícios e gestão de recursos.
Nesta atividade os alunos trabalharão em equipas para conceber uma cidade/vila sustentável do futuro, incorporando conceitos de ciência e tecnologia para enfrentar os desafios ambientais, sociais e económicos.
Enquanto desenvolvem os seus projetos, os alunos trabalharão as suas capacidades de pesquisa, resolução de problemas, criatividade, colaboração e geometria/pensamento espacial.
MATERIAIS
Papel e utensílios de escrita para o debate de ideias
Cartolinas ou papel grande
Marcadores, lápis de cor e material artístico
Computadores portáteis, livros ou tablets para pesquisa
Materiais de construção (objetos recicláveis, cartão, entre outros)
Fita-cola ou cola
PREPARAÇÃO
Comecem com um breve debate sobre o conceito de sustentabilidade. O professor deve perguntar aos alunos o que entendem sobre uma cidade sustentável e a sua importância.
Depois, destaquem as principais características de uma cidade sustentável (pode ser apresentado um pequeno vídeo, por exemplo) que os alunos poderão incorporar nos seus projetos:
Infraestruturas verdes: parques urbanos, jardins verticais, jardins nos telhados para melhorar a qualidade do ar e proporcionar áreas de lazer, ruas arborizadas e florestas urbanas para melhorar a estética e proporcionar sombra;
Eficiência energética: edifícios energeticamente eficientes com isolamento adequado, iluminação inteligente e sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado e utilização de fontes de energia renováveis, como painéis solares, turbinas eólicas e sistemas geotérmicos.
Transportes públicos: ciclovias e caminhos pedonais para incentivar o transporte não motorizado e sistemas de transportes públicos eficientes e acessíveis, como autocarros, elétricos e metro, para reduzir a dependência dos automóveis particulares;
Gestão de resíduos: programas abrangentes de reciclagem e gestão de resíduos para reduzir os resíduos dos aterros sanitários e incentivar a reciclagem, instalações de compostagem para lidar com resíduos orgânicos e gerar solo rico em nutrientes;
Gestão da água: uso eficiente da água por meio de instalações de baixo fluxo, aparelhos que economizam água e paisagismo sensível à água; sistemas de recolha de águas pluviais e de águas cinzentas (água consumida em banheiras, chuveiros e lavatórios passível de ser reutilizada) para irrigação e utilizações não potáveis;
Agricultura urbana: hortas comunitárias, agricultura vertical e iniciativas de agricultura
urbana para promover a produção local de alimentos e reduzir o transporte de alimentos.
ATIVIDADE
Dividam a turma em equipas pequenas (4-5 alunos por equipa) e atribuam a cada equipa um aspeto específico da conceção da cidade (energia, transportes, gestão de resíduos, etc.). Cada equipa será responsável pela conceção do aspeto da cidade que lhe foi atribuído.
Os alunos vão começar por procurar exemplos reais de práticas e tecnologias sustentáveis.
As equipas devem escrever no papel as ideias iniciais para a conceção da cidade. Isto pode incluir esboços e descrições básicas das características que planeiam incorporar.
Agora, os alunos devem criar uma representação visual do seu projeto de cidade sustentável (como uma maquete ou modelo 3D) utilizando materiais reutilizáveis, marcadores, cartolinas, entre outros.
Depois de terem terminado as construções, cada equipa deve praticar a apresentação do seu projeto à turma, concentrando-se nas principais características do seu aspeto da cidade.
De seguida, as equipas vão apresentar os seus projetos, explicando as características do seu aspeto sustentável e como este contribui para a sustentabilidade global da cidade ou vila.
Os alunos podem fazer perguntas à equipa que fez a apresentação quando esta terminar.
No final das apresentações, a turma pode debater acerca dos desafios e benefícios da conceção de uma cidade ou vila sustentável.
Partilhem connosco as cidades sustentáveis dos vossos alunos!