Quem corre por gosto não cansa!

Conheces o conceito de plogging? Esta iniciativa surgiu na Suécia, em 2016, e combina o termo ‘jogging’ e plocka upp, a expressão sueca para “apanhar”, neste caso, lixo! Ou seja, é uma atividade que junta desporto com a preocupação pelo ambiente. Ao familiar provérbio “mente sã, corpo são”, podemos acrescentar ainda “planeta saudável”.

Já há mais de 20 mil ploggers espalhados por cerca de 100 países diferentes, e a comunidade em Portugal já percorreu muitos quilómetros.

A Energia Letiva desafia os professores e escolas a implementarem a atividade no âmbito escolar e a juntarem-se a esta comunidade. Quer seja para começar a semana com o pé direito, no âmbito de uma aula de educação física ou numa efeméride relacionada com o desporto ou o ambiente, o desafio está lançado!

Reunir a turma ou a escola para esta dinâmica, fortalece a relação entre alunos, realça a importância da prática de exercício físico e demonstra que a ação individual é gratificante e tem um impacte positivo!

Contamos convosco?

PREPARAÇÃO
Antes de meterem as mãos (e pés) à obra, sugerimos reunir os alunos para uma breve conversa sobre o problema do lixo:
Dados de 2021 revelam que cada habitante português produz, em média, 510 kg de lixo por ano. Para o cumprimento das metas previstas, este valor deverá descer para 476 kg/hab e 436 kg/hab, por ano, em 2025 e 2030, respetivamente. Além de termos de nos preocupar com a redução do lixo que produzimos, temos de refletir sobre o fim de todas as embalagens, sacos, garrafas e caixas que deitamos fora.
Que levante a mão quem nunca, numa caminhada ou corrida, viu uma embalagem desprezada no seu caminho? Quem ficou “sem dedos” a contar as beatas no passeio? A fase final do ciclo de vida do lixo ainda é uma discussão em aberto e uma preocupação, mas o lugar do lixo nunca pode ser na praia, nos jardins, na rua. O lugar do lixo é sempre, passando a redundância, no lixo (seja ele um ecoponto, pilhão, composto ou lixo comum)!
ATIVIDADE
  • Avisa com antecedência que a atividade que vão realizar requer roupa e calçado confortável. Se estiver um dia de muito sol e calor, garante que todos trazem um chapéu e uma garrafa de água!
  • Define um trajeto seguro para o passeio e garante que tens uma equipa suficientemente grande para auxiliar e acompanhar o grupo de alunos.
  • Para esta atividade são necessárias luvas descartáveis (1 por aluno) e sacos reutilizáveis (1 por grupo de ação).
  • Envolve-te com a tua comunidade e verifica se existe já um grupo de plogging na tua zona ou se algum estabelecimento de comércio local quer contribuir para atividade fornecendo as luvas e sacos!
 
No dia D, junta todos os ploggers e forma grupos de ação. Distribui as luvas descartáveis e sacos reutilizáveis por todos.
Iniciem a corrida (ou caminhada, conforme definido) e vão acompanhando os grupos na sua jornada, motivando-os a apanhar a maior quantidade de lixo possível.
Regressem ao ponto de partida e façam a separação do lixo recolhido.
Partilha connosco fotografias da atividade e quais os resultados do #Plogging na tua escola.

Partida, largada, corrida!
Partilhar: