Pictionary de Energia

As noites de verão em família pedem jogos de tabuleiro e desafios que se materializam em recordações felizes. A Energia Letiva preparou um desafio para todos os entusiastas da energia e do desenho: um Pictionary de Energia.

Apesar de este ser um jogo já bastante conhecido, demos-lhe um “twist”: todas as expressões que devem materializar em desenhos estão relacionadas com energia. O desafio é encontrar a melhor maneira de dar forma a estas expressões sem escrever ou dar pistas oralmente!
CONTEXTO
Para este jogo são necessários os tradicionais folha de papel e lápis. No entanto, para tornar este jogo mais sustentável, e caso tenham estes materiais em casa, podem utilizar um quadro branco, de giz ou mágico, e os respetivos marcadores para irem desenhando, ou dispositivos eletrónicos que tenham esta funcionalidade.
  
LISTA DE PALAVRAS
Energia Renovável
Lâmpada
Energias Não Renováveis
Comunidade de Energia Renovável
Combustível Fóssil
Eficiência Energética
Poupança Energética
Painel Solar Fotovoltaico
Energia Eólica
Veículo Elétrico
Interruptor
Economia Circular
Energia Solar
Pobreza Energética
Nota: Alterem e acrescentem a esta lista outras palavras do universo da energia ou mesmo expressões relacionadas com poupança de energia que tenham por hábito utilizar em casa! Adaptem as palavras às idades dos jogadores! Por exemplo, se estiverem a jogar com crianças pequenas, substituam “Energia Eólica” por “Vento" e expliquem de que forma o vento pode ser uma fonte de energia.
PREPARAÇÃO
Corta pequenos retângulos de papel (ou aproveita aqueles post its que já não têm cola) para escrever, em cada um deles, uma palavra da lista de palavras. Dobra-os e coloca-os numa taça ou saco.
 
ATIVIDADE
  1. Coloca todos os papéis com as palavras em jogo num saco ou taça para que possam tirá-las ao acaso, quando chegar a vossa vez.
  2. Decidam quem será o primeiro artista, que deverá tirar uma palavra ao acaso (não mostrando a ninguém) e dar-lhe forma utilizando o papel e lápis (ou outro dos objetos anteriormente mencionados).
  3. Para tornar o desafio mais entusiasmante, utilizem uma ampulheta ou cronómetro para balizar o tempo.
  4. Assim que o cronómetro começar, o artista deve mostrar o seu desenho à audiência, que deve ir tentando adivinhar que palavra está escondida na sua obra de arte.
  5. Caso não seja intuitivo, o artista pode ir adicionando coisas ao seu desenho (sem falar ou escrever) de modo a ajudar a família a descobrir a resposta correta.
  6. Quem for o primeiro a acertar, é o próximo a desenhar!
 
Que as noites de jogos em família comecem!
Partilhar: