Onde está a Noite?

“Onde está a Escuridão? Onde está a Noite? Será que a Noite está perdida?” estas são as questões que marcam o início desta peça de teatro cujo objetivo passa por sensibilizar para os efeitos nocivos da poluição luminosa.

O Fantasma da Ópera, Romeu e Julieta, Chicago… Chegou a vez de uma peça de teatro centrada não nos holofotes, mas nas luzes das cidades!
A poluição luminosa tem consequências não só para o ser humano mas também para os animais, que confundem as luzes artificiais com as estrelas e ficam desorientados.
Os alunos vão poder praticar as suas competências teatrais, não tendo de aderir totalmente ao guião: podem acrescentar as suas próprias falas/informações ou simplesmente utilizar as personagens e as situações como inspiração.
 
PREPARAÇÃO
Aqui podem descarregar o guião adaptado do livro “Lights Out”, de Marsha Diane Arnold. A encenação pode ser feita facilmente na sala de aula ou então num palco ou no exterior. Caso haja possibilidade para uma produção maior, sugerimos criar os cenários e as roupas com materiais reutilizados e reciclados, criando uma peça verdadeiramente comprometida com a sustentabilidade.
O teatro pode ser apresentado a outros alunos, pais e membros da comunidade de forma a sensibilizar um maior número de pessoas.
 
PERSONAGENS
  1. Narrador
  2. Raposa
  3. Escaravelho / Pirilampo
  4. Melro
  5. Ser humano
  6. Urso
  7. Tartarugas bebés: podem utilizar o número que desejarem.
  8. Coro: estas falas podem ser lidas por vários leitores individuais ou pelo público (distribuindo cartões com as suas deixas).
 
Partilhem connosco os cenários, figurinos e peças que criaram!
Partilhar: