Ó Milhão, Milhão, Que Finalidade é a Tua?

O governo acaba de anunciar que tem 1 milhão de euros extra disponíveis para gastar na tua região. Quais são as prioridades? Que investimentos valem mesmo a pena?

Esta é uma atividade de debate, em que a turma deve ser dividida em grupos. Cada grupo deverá identificar as qualidades de cada elemento: oralidade, escrita ou pesquisa, para que cada um desempenhe o papel em que se sente mais confortável e capaz. Cada grupo deverá pensar, pesquisar, escrever e argumentar qual a proposta em que o dinheiro deve ser investido. (É importante que o professor tenha conhecimento de que propostas estão a ser escolhidas, para garantir uma variedade interessante de opiniões, ou, em alternativa, atribuir uma proposta a cada grupo).

 

PREPARAÇÃO
As propostas sugeridas pela Energia Letiva, com base no Objetivo 7 (Garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos) dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são:
  • Criar, remodelar ou reequipar habitações de pessoas em situação de pobreza energética;
  • Expandir a mobilidade elétrica, através do investimento em frota 100% elétrica (autocarros, bicicletas, trotinetas, etc);
  • Modernizar infraestruturas e indústrias locais, potencializar a eficiência no uso de recursos e adoção de processos industriais ecológicos;
  • Subsidiar a instalação de painéis fotovoltaicos para as habitações de consumidores vulneráveis;
  • Criar cursos e workshops sobre literacia energética, acessíveis a toda a comunidade;
  • Promover os transportes públicos através da oferta de passes financeiramente interessantes, e adaptação dos trajetos e horários para responder às necessidades da população;
  • Promover sinergias entre indústrias, empresas, condomínios ou outros núcleos socioeconómicos para a constituição de Comunidades de Energia Renovável;
  • Instalar sistemas de microgeração renovável nas infraestruturas públicas (escolas, edifícios municipais, etc).
 
Os grupos podem escolher que proposta, como as apresentadas, querem para si.
*As propostas sugeridas nesta atividade podem ser substituídas por outras que se adaptem melhor à realidade da região em causa ou inspiradas num outro ODS.
 
ATIVIDADE
Fase 1 – Na primeira fase, cada grupo deve escrever e fazer um breve discurso (não mais que um minuto), argumentando porque é que a sua proposta deve ser escolhida, apresentando vantagens a curto e longo prazo, a urgência de implementação, e que benefícios teriam para a comunidade, a economia ou o planeta. Assim, por exemplo, o grupo que defende a “criar, remodelar ou reequipar habitações” pode argumentar que a sua proposta contribui para o bem-estar população, enquanto os estudantes que defendem “expandir a mobilidade elétrica” podem alegar que sua proposta teria um impacte positivo na redução das emissões de CO2.
 
Fase 2- Depois de todos fazerem a apresentação inicial, os grupos irão argumentar entre si, explicando por que razão os benefícios que a sua proposta apresenta são melhores e mais necessários para a região que as defendidas pelas restantes equipas. Os grupos deverão ter tempo suficiente para fundamentar os seus argumentos com pesquisa e escrever o discurso, que farão depois à turma. Pode haver mais que uma volta nesta fase do debate.

 

Para tornar a atividade mais real, podem recriar o cenário de um debate, simulando um púlpito ou uma mesa de debate na frente da sala. Os timings de cada equipa devem ser cronometrados e o professor (ou um aluno) deve vestir o papel de moderador.
 
AVALIAÇÃO
Para avaliar a atividade, sugerimos que os debates dos grupos sejam analisados de acordo com os seguintes parâmetros:
  1. Oralidade: fluidez, tom do discurso, e segurança do porta-voz.
  2. Escrita: coesão e coerência do discurso, e linguagem utilizada no âmbito do debate.
  • Factos: pesquisa e utilização de factos para fortalecer os argumentos.
 
Será interessante ir traçando, no quadro de sala de aula, uma classificação em cada parâmetro e assim as qualidades que cada proposta apresenta, de modo a manter uma avaliação transparente e a permitir que os grupos possam ir melhorando o seu desempenho.
Dependendo do tempo da aula, as fases podem ser divididas por aulas.
 
Que comece o debate!
 
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