Matemática ao luar

A poluição luminosa resulta do excesso ou má colocação de luz artificial nas ruas. Esta atividade permite sensibilizar os mais novos para este tipo de poluição menos conhecida e para o seu desperdício energético.

CONTEXTO
Já olhaste com atenção para a quantidade de luzes na tua rua? Provavelmente são demasiadas e até mesmo ineficientes, direcionadas para o céu aparentemente sem estrelas.
O uso excessivo ou inadequado de luz artificial exterior denomina-se poluição luminosa e não só dificulta observações astronómicas, como tem consequências negativas para os animais (confundindo insetos, aves e animais noturnos), a saúde humana (alterando o nosso ciclo circadiano, o ritmo diário do nosso corpo) e a fatura da eletricidade.
Nesta atividade, convidamos-te a dar um passeio noturno pela tua rua para contares o número de luzes exteriores acesas. De volta a casa ou à sala de aula, desafiamos o teu raciocínio matemático com alguns problemas sobre o custo energético e financeiro de manter as luzes acesas.
 
ATIVIDADE
Aqui podes encontrar a ficha que a Energia Letiva preparou para ti. A ficha pode ser impressa e feita como trabalho de casa ou, em alternativa, projetada no quadro para que toda a turma veja e solucione os desafios no seu caderno durante a aula.
No final, sugerimos que, em conjunto, reflitam sobre a poluição luminosa, o seu impacto e possíveis soluções para aumentar a poupança energética e financeira de todos os cidadãos, protegendo o planeta e os animais. Por exemplo: implementar sensores, diminuir os períodos de luz ou a intensidade da iluminação, direcionar as luzes para o chão ou colocar escudos que bloqueiem a emissão de luz para a atmosfera ou trocar para luzes LED de cor mais amarela (menos nefasta para os animais e também mais confortáveis para o ser humano).
Partilhar: