Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pelo ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
O desafio é simples: criar um livro com receitas pensadas para o bem do planeta e partilhá-lo com as pessoas ao teu redor.
Enquanto consumidores, temos um papel e responsabilidade importantes no sistema agrícola. Os alimentos que comemos, a sua origem e a época em que os comemos são escolhas quotidianas que podem contribuir para aliviar os impactos das alterações climáticas.
As receitas que utilizam alimentos que estão sazonal e localmente disponíveis ajudam a reduzir a nossa pegada de carbono e a apoiar os produtores locais.
Neste sentido, os alunos vão pesquisar frutas, legumes e alimentos de origem local e da época para produzir um conjunto de receitas com impacto positivo no planeta. Estas receitas podem ser compiladas para criar um livro de cozinha climaticamente inteligente para distribuir na turma, na escola e/ou na comunidade.
PREPARAÇÃO
Para esta atividade, os alunos vão precisar de um modelo de receita (que podes encontrar aqui), um computador e/ou livros para fazer a pesquisa dos ingredientes e lápis de cor ou marcadores, caso queiram decorar o livro.
ATIVIDADE
Para começar, perguntem aos alunos o seguinte: que frutas e legumes conhecem que são produzidos localmente? Conseguem nomear um alimento que esteja disponível localmente em cada estação (outono, inverno, primavera, verão)? Têm uma receita favorita que a família ou amigos fazem?
Peçam aos alunos para se juntarem em pares e partilharem as respostas com o seu parceiro. Podem chamar os grupos que gostariam de partilhar as suas respostas e fazer um brainstorming das respostas no quadro.
Indiquem uma estação específica para cada aluno ou grupo (dependendo do tamanho da turma) e desafiem os alunos a pesquisar 3-4 frutas, legumes ou produtos alimentares que podem obter localmente nessa estação. A pesquisa deve incluir:
A estação escolhida;
O nome e descrição dos produtos alimentares (opcional: incluir a sua pegada de carbono);
O local onde podem ser comprados. Se for a mercearia, os alunos terão de pesquisar onde é que a mercearia obtém os alimentos. Se não for um alimento distribuído localmente, então pode haver uma melhor opção climaticamente inteligente.
Cada grupo deve criar uma receita usando um ou mais dos produtos alimentares pesquisados.
Compilem as receitas num Livro de Receitas Sustentáveis e dediquem uma aula para experimentar as diferentes refeições. Podem convidar outras turmas para participar e partilhar o que aprenderam! O livro pode ser depois distribuído na turma, na escola ou na comunidade.