Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pelo ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
Em grupo, os alunos vão testar vários materiais para filtrar a água e projetar um sistema eficiente, enquanto pensam sobre o impacto das atividades humanas no ambiente.
Porque não aproveitar o Dia Mundial da Água para refletir sobre a problemática da poluição da água?
Trabalhando em equipas, os alunos vão testar diferentes tipos de materiais de filtração para determinar quais funcionam bem e construir um sistema de filtração para limpar água poluída.
CONTEXTO
Devido às suas propriedades químicas, a água é frequentemente considerada o "solvente universal". Pode misturar-se tanto com substâncias orgânicas (naturais) como sintéticas (produzidas pelo Homem). Algumas destas substâncias decompõem-se facilmente na água, enquanto outras fazem-no muito lentamente, ou talvez nunca.
Embora a água poluída possa ser limpa, é dispendioso e difícil fazê-lo corretamente, por isso é que apenas alguns países mais ricos são capazes de tratar e limpar as águas residuais antes de serem libertadas no ambiente.
PREPARAÇÃO
Este desafio constitui uma boa oportunidade para ilustrar como este problema global está intimamente ligado às atividades humanas. Por isso, antes de começar a atividade, perguntem aos alunos se já ouviram falar da Grande Mancha de Lixo do Pacífico. Discutam como a água é frequentemente poluída por produtos humanos, tais como lixo, produtos químicos tóxicos, derrames de petróleo, resíduos industriais e esgotos.
Dependendo do nível dos alunos e do tempo de que dispõem para este desafio, podem tornar esta atividade mais aberta ou mais guiada para a turma. Podem seguir as imagens da experiência neste link.
MATERIAIS
Por grupo
2 garrafas de plástico de 1 L ou 1,5 L pré-cortadas ao meio horizontalmente
Pedaço de gaze
Elástico
Bolas de algodão
Filtro de café
Guardanapo
Rolo de cozinha
Areia, gravilha ou pequenas pedras
Copo medidor
Por turma (receita água poluída)
1 litro de água
Tigela
Solo, pedaços de plástico e de papel (lixo), pedaços de folhas ou de relva, óleo de cozinha, pimenta, restos de comida (como cascas de ovos)
ATIVIDADE
Façam uma água poluída misturando água e vários poluentes numa tigela (as proporções exatas não são importantes). Os professores podem contar uma história simples à medida que cada poluente é adicionado à água, falando, por exemplo, de fábricas que despejam os seus resíduos nos cursos de água ou de pessoas que fazem piqueniques e deixam o lixo para trás.
Utilizando os materiais fornecidos, cada grupo deve construir o seu sistema de filtração. O sistema deve incluir uma base (metade da garrafa com fundo), um funil (metade da garrafa com gargalo) e uma placa porosa (gaze).
Agora escolham pelo menos 3 materiais diferentes (dentro da lista de filtro de café, rolo de cozinha, guardanapo, bolas de algodão, areia ou gravilha) que considerem serem bons filtros e tentem filtrar uma amostra de 50 ml de água poluída, utilizando cada um dos materiais separadamente.
Depois de filtrarem cada um deles, avaliem a qualidade geral da filtração (de 1 a 5) e escrevam as vossas observações.
Com base nas observações, construam um filtro de várias camadas dentro do funil do vosso sistema de filtração. O filtro deve incluir, pelo menos, 3 camadas dispostas da forma que considerem mais eficaz. Tentem descobrir como remover os poluentes maiores no início para que não bloqueiem todo o sistema.
Uma vez construído o sistema de filtração, testem-no cuidadosamente, filtrando uma amostra de 50 ml de água poluída. Avaliem a qualidade geral da filtração e registem as vossas observações.
Se tiverem tempo, discutam como poderiam alterar o vosso sistema de filtração para melhorar a sua eficácia, efetuem essas melhorias e voltem a testar.
Qual foi o sistema de filtração com melhores resultados? Partilhem connosco!