Ficção climática

Os alunos vão escrever um texto de ficção climática, praticar as suas capacidades de escrita criativa e sensibilizar para os efeitos das alterações climáticas.

A ficção climática é um ramo da literatura ficcional que aborda e sensibiliza para os efeitos das alterações climáticas na sociedade humana. Nesta atividade, os alunos vão escrever um pequeno texto de ficção climática com base num dos cinco tópicos fornecidos, aplicando os seus conhecimentos através da escrita criativa.
Esta atividade pode ser um exercício de escrita em sala de aula ou atribuída como trabalho de casa. A melhor forma de a realizar é como parte de um módulo mais alargado sobre escrita criativa, uma oportunidade para os alunos porem à prova as suas competências de narração de histórias recentemente adquiridas.
ATIVIDADE
Escreve um texto com 250-300 palavras com base num dos tópicos fornecidos: 
1.Enquanto caminhava nas profundezas da floresta amazónica, uma arqueóloga deparou-se com uma pedra estranha. Ao olhar mais atentamente para as gravuras, apercebeu-se de que se tratava de uma profecia escrita que avisava que as alterações climáticas iriam ocorrer num futuro distante. Escreve a profecia que a arqueóloga encontrou.
2. Num futuro não muito distante, existem dois partidos políticos muito distintos. Um é pró-clima e quer fazer tudo o que for possível para mitigar os efeitos das alterações climáticas; o outro acredita que é uma farsa e quer fazer o contrário. Romeu e Julieta são jovens e estão apaixonados, mas Romeu é do partido pró-clima e Julieta é do partido da oposição. Coloca-te no lugar de Romeu e escreve uma carta de amor a Julieta, exprimindo a tua frustração face a esta divisão política e tenta convencê-la de que é necessário tomar medidas a favor do clima e porquê.
3. O ano é 2085. As alterações climáticas provocaram uma subida dramática do nível do mar e Lisboa está debaixo de água. Os seres humanos vivem em arranha-céus colossais ligados por pontes gigantescas que são a única forma de se deslocarem, exceto por barco. Escreve um texto no teu diário sobre o teu dia neste cenário futurista.
4. Estamos no ano 2053 e vives nas Ilhas Fiji. A tua nação tem metade do tamanho que tinha em 2020 e vai continuar a diminuir ainda mais devido à subida do nível do mar. Apesar disso, o teu primeiro-ministro está a dar contratos governamentais a empresas de combustíveis fósseis devido à descoberta recente de petróleo nas profundezas das Fiji. Sabes que a queima de combustíveis fósseis é a razão pela qual a tua terra natal está a desaparecer e estás chocado/a e indignado/a. Escreve um discurso no qual expresses a tua preocupação e expliques por que razão devemos deixar o petróleo no subsolo.
5. Como abelha, passas os teus dias a recolher pólen, a polinizar muitas plantas, a fazer mel e a garantir a sobrevivência da tua colmeia. Ultimamente, tens notado algumas mudanças. Escreve uma carta persuasiva à Humanidade sobre o que tu e a tua colmeia têm vivido (alterações climáticas) e encoraja os humanos a agir.
 
Em baixo, encontrarás alguns elementos extra de criatividade que podes acrescentar ao exercício. Aprender e escrever sobre as alterações climáticas e os seus efeitos pode ser emocionalmente exigente, por isso, fazer com que os alunos se envolvam nos "bónus" listados pode dar um toque leve e divertido ao assunto.
Bónus do tópico 1: faz com que o papel se pareça com uma pedra antiga com entalhes ou cria uma cópia que mostre o texto escrito em símbolos. Para além disso, podes vir vestido/a de explorador/a ou aventureiro/a.
Bónus do tópico 2: lê a carta de forma dramática, como se fosse uma peça de teatro. Em alternativa, podes escrever a carta à mão e trazê-la num envelope decorado, como se fosse real.
Bónus do tópico 3: faz com que a tarefa se pareça com uma entrada de diário, imprimindo-a num pequeno caderno de papel. Além disso, podes ler o teu diário à turma vestido/a como alguém do futuro.
Bónus do tópico 4: apresenta o discurso à turma com adereços, como um púlpito e um microfone.
Bónus do tópico 5: lê a carta em voz alta na aula. Podes vir vestido/a de abelha para dar um toque cómico.
 
Partilhem connosco as ficções climáticas das vossas turmas.
Partilhar: