Entrevistar um jovem inovador

Em pares, os alunos são desafiados a simular uma entrevista, na qual um aluno atuará como jornalista, fazendo perguntas relacionadas com a inovação, enquanto o outro será o jovem por trás da ideia, que deverá responder às perguntas e sensibilizar a sua audiência.

Esta atividade é uma forma divertida de os alunos praticarem as suas capacidades de comunicação enquanto investigam jovens com inovações para salvar o planeta. Durante a entrevista, cada grupo deverá esforçar-se por comunicar com clareza e despertar a curiosidade dos espetadores.
 
ATIVIDADE
1.Recomendamos que metade da turma seja designada aleatoriamente para ser jornalista e a outra metade para ser o entrevistado (jovem inovador). Os alunos podem escolher o seu parceiro ou, para evitar que alguém se sinta excluído, podem criar as equipas aleatoriamente.
 
2.Cada grupo deverá procurar um jovem com uma ideia para preservar o ambiente, elaborar as perguntas interessantes, pesquisar as respostas e pensar na melhor forma de as comunicar. É fundamental que a informação que os alunos apresentam seja exata e fiável.
 
3.Cada entrevista deve durar aproximadamente 10 minutos. Cada par deve ensaiar a entrevista em conjunto antes da entrevista final.
Os alunos no papel do jornalista devem apresentar-se a si próprios, o entrevistado e o tópico que vai ser discutido. Não há problema em terem as perguntas escritas, mas devem evitar lê-las como uma lista. Uma pergunta deve levar a outra naturalmente, como se estivessem a ter uma conversa. Os "jornalistas" devem também pensar em 1-2 perguntas de seguimento (perguntas baseadas na resposta mais recente), de forma a promover a curiosidade sobre o tema.
Ao falar sobre as alterações climáticas, é frequente ouvir termos muito complicados. Por isso, os entrevistados têm a tarefa de responder às perguntas do jornalista de forma clara e concisa.
O seu papel é sensibilizar e educar os outros, explicando a “sua” solução ambiental inovadora. Podem ter uma lista de pontos com as respostas que pretendem dar a cada pergunta, para o caso de se esquecerem. No entanto, também devem evitar ler palavra por palavra.
 
4. Os alunos poderão filmar a entrevista ou "representá-la" perante a turma. Recomendamos promover especialmente a segunda opção, uma vez que alguns alunos podem não ter acesso a um dispositivo de gravação de vídeo.
 
5. Enquanto assiste às entrevistas, o resto da turma deve escrever um facto interessante que tenha aprendido em cada entrevista, para garantir o seu envolvimento e participação.
 
Finalmente, recomendamos também que encoraje os seus alunos a serem criativos. Os alunos podem vestir-se de acordo com a sua noção de jornalistas e jovens inovadores, usar adereços ou filmarem-se num escritório, num palco ou no exterior. Podem até fazer algumas piadas durante a entrevista para manter o público interessado.
 
Quem foram os jovens inovadores escolhidos pelas vossas turmas?
Partilhar: