Telemóveis, tablets, computadores e televisão são alguns dos muitos ecrãs que fazem parte do dia-a-dia da maior parte das crianças e jovens. Infelizmente, passar demasiado tempo nestes dispositivos eletrónicos pode trazer consequências, incluindo ao nível energético.
Diminuir o tempo de ecrã pode revelar-se uma tarefa difícil, a menos que seja uma tarefa que as crianças possam ganhar. Por isso, porque não transformar a redução dos ecrãs numa competição?
As crianças vão ser desafiadas a encontrar outras formas de passar o tempo, seja a ler, desenhar, organizar uma sessão de jogos de tabuleiro, andar de bicicleta ou brincar ao ar livre. Podem ainda convidar amigos e colegas para planearem atividades conjuntas ou até mesmo para se juntarem à competição.
No final, os pais podem atribuir pontos por cada 30 ou 60 minutos passados a fazer algo que não necessite de energia doméstica. A recompensa pode ser escolher a próxima refeição ou atividade em família (uma visita ao museu, zoo ou oceanário, uma sessão de cinema, um piquenique ou uma noite de jogos, por exemplo).
Que vença o/a mais desconectado/a!