Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pelo ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
A Energia Letiva desafia os alunos a construir as suas próprias turbinas eólicas e a desvendar os mistérios desta tecnologia sustentável.
As turbinas eólicas, também conhecidas como aerogeradores, são as estruturas gigantes que convertem a energia do vento em eletricidade. Mas como se dá esta transformação?
Esta atividade consiste na construção de uma turbina eólica funcional em miniatura, recorrendo a materiais reciclados que podes encontrar facilmente em casa. O objetivo é que os alunos não só visualizem a força do vento em ação, mas também descubram a ciência por trás desta tecnologia. Vamos a isso?
MATERIAL
Garrafa reciclada
Espeto de madeira grosso ou pau
Palhinha de papel
Pionés
Lápis afiado
Fio
Fita cola
Tesoura
Régua
Secador de cabelo ou ventoinha
Cartão ou cartolina
PREPARAÇÃO
Para facilitar a tarefa, sugerimos projetar um vídeo explicativo da atividade para que os alunos possam acompanhar as instruções passo a passo.
ATIVIDADE
Na cartolina ou cartão, desenha e corta três hélices com cerca de 15 cm de comprimento.
Corta um círculo de cartão com cerca de 5 cm de diâmetro.
Faz três cortes de 1 cm à volta do círculo, a distâncias iguais, e um corte de 1 cm em cada hélice. Encaixa as hélices no círculo de cartão.
Fixa o círculo de cartão ao espeto de madeira com um pionés.
Com um lápis afiado, faz um furo no topo da garrafa em ambos os lados.
Passa a palhinha pelos dois furos e empurra o espeto de madeira através da palhinha.
Prende a extremidade de um fio ao espeto de madeira com fita-cola e enrola-o.
Chegou o momento de testar! Com um secador de cabelo ou uma ventoinha, observa o fio a rodar para confirmares a eficácia da tua turbina eólica.
Como ficaram essas turbinas “improvisadas”? Partilhem connosco os parques eólicos criados pelas vossas turmas!