Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pelo ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
Esta atividade ajuda-te a refletir sobre como os países podem colaborar para enfrentar desafios ambientais globais.
As alterações climáticas exigem ações de todos, mas atingem os países de maneira diferente.
Enquanto os países desenvolvidos são responsáveis pela maior parte das emissões de gases com efeito de estufa, os países do sul global são os mais vulneráveis e ameaçados pelas suas consequências, como fenómenos climáticos extremos.
Existem várias soluções para lutar contra a crise climática, e estas funcionam melhor se todos colaborarem. Todos os anos, vários países reúnem-se para discutir e negociar acordos na cimeira do clima (COP).
Para ajudar a compreender as questões climáticas a nível global, sugerimos simular uma cimeira do clima em pequena escala, na sala de aula. Os alunos vão criar cartazes e discutir como os países se podem ajudar mutuamente, estimulando as suas capacidades de pesquisa, comunicação oral e cooperação.
MATERIAL
Cartolina
Canetas ou marcadores
Recursos de pesquisa (computadores e livros, por exemplo)
PREPARAÇÃO
A turma é dividida em grupos de trabalho. Cada um fica responsável por representar um país diferente, que pode ser atribuído através de um sorteio (mix de países desenvolvidos e em desenvolvimento).
Algumas soluções podem passar pela aposta nas energias renováveis, construção de escolas acessíveis e inclusivas, promoção da educação ambiental, redução do consumo de carne e diminuição do desperdício alimentar.
ATIVIDADE
1. Em grupo, pesquisa informações sobre o teu país, como os seus recursos naturais e financeiros, desafios ambientais e soluções sustentáveis, tentando responder às seguintes perguntas:
Qual é o problema enfrentado pelo teu país?
Que solução escolheste?
Como é que esta solução ajuda a resolver a crise climática? É fácil aplicá-la (o país tem recursos)?
Que impacto negativo é que esta solução pode ter nas comunidades e ecossistemas?
Qual é a vossa opinião sobre o futuro desta solução? Vai aplicar-se cada vez mais?
Como é que as pessoas vão reagir e aderir?
2. Reúne e sintetiza a informação recolhida.
3. Cria um cartaz com texto, imagens e/ou desenhos sobre o problema e solução do país.
4. Apresenta o teu cartaz à turma.
5. No final das apresentações, os alunos podem discutir como os países sorteados se podem apoiar mutuamente. Por exemplo: os países desenvolvidos podem oferecer-se para fornecer tecnologia e dinheiro aos países mais pobres para que estes possam implementar energias renováveis ou outras soluções; as nações podem unir-se para proteger o seu território marinho, criando uma grande zona protegida.
A que conclusões chegou a cimeira do clima dinamizada pelas vossas turmas? Partilhem connosco!