PREPARAÇÃO
Em primeiro lugar, os professores (ou pais) devem começar por introduzir o conceito de "cápsula do tempo”. Uma cápsula do tempo permite guardar objetos ou informações que refletem a sociedade numa determinada época, sendo depois enterrada para que seja encontrada por uma geração futura. A ideia é fazer-nos pensar sobre a passagem do tempo, neste caso a partir de uma perspetiva climática e ambiental.
ATIVIDADE
Tudo começa com um brainstorming! Pensem em objetos ou ideias que considerem representar o nosso mundo atual e os seus desafios ambientais. Podem ser desenhos, fotografias, amostras, cartas para as gerações futuras ou recortes de jornais e revistas com notícias sobre as alterações climáticas.
Quando reunirem os objetos escolhidos, enterrem a cápsula do tempo (que pode ser uma caixa ou recipiente de metal, plástico, vidro ou outro material que resista no solo) numa área designada no recinto da escola, quintal de casa ou noutro local autorizado.
Depois, incentivem os mais novos a imaginar a aparência do mundo quando a cápsula do tempo for desenterrada. As previsões são otimistas? Será que se vão concretizar?
Que objetos simbólicos escolheram para guardar nas vossas cápsulas? Partilhem connosco!