Artivismo no papel

Esta atividade foi concebida para apresentar aos alunos o conceito de artivismo, neste caso pelas questões relacionadas com as alterações climáticas, a eficiência energética e o desenvolvimento sustentável. Ao aprenderem sobre estes temas, os alunos podem sentir-se inspirados a tomar medidas climáticas, a adotarem comportamentos sustentáveis e a incentivarem o seu círculo a adotar hábitos de poupança de energia.

Artivismo, enquanto expressão da arte, chama a atenção para questões sociais, políticas ou ambientais, incentivando a que a sociedade troque a inação pela ação. As obras e projetos de arte que resultam deste movimento artístico, pretendem consciencializar o público para determinado tema e colocá-lo no centro da discussão, com o objetivo final de impulsionar uma mudança.
A arte dá uma dimensão emocional aos assuntos, estando na vanguarda de muitas mudanças sociais e acompanhando inúmeros movimentos sociais e políticos.

Mais recentemente, artistas com um forte pensamento ativista, refletem nas escolhas estéticas e materiais do seu trabalho as suas crenças, tendo vindo a ser enquadrados numa nova vertente de expressão a que se tem chamado de Artivismo e que, atualmente, tem uma forte expressão mediática e social, estimulando novas discussões e reflexões.
 Para além de os inspirar a transpor as suas causas para um cartaz criativo, o intuito desta atividade é que os alunos pratiquem o seu pensamento crítico, quer individualmente, quer em grupo.
 
MATERIAIS
  • Cartão
  • Canetas/ guaches de várias cores
 
De modo a tornar os cartazes verdadeiramente únicos e para que os alunos possam praticar o upcycling, incentivamos a que, na aula anterior à atividade, o professor peça aos alunos para trazerem objetos que considerem que pudessem ser interessantes de colocar num cartaz (pela sua textura ou cor), recortes de jornais ou revistas e/ou incentivar a reaproveitar objetos a que já não deem uso ou que sejam considerados “lixo”.
 
ATIVIDADE
1. O professor deve dividir a turma em grupos e colocar as mesas e cadeiras numa disposição que possibilite o trabalho colaborativo.
2. Após a divisão em grupos, cada grupo deve selecionar uma causa que considere importante, como por exemplo:
Energias Renováveis
Desperdício Alimentar
Economia Circular
Eficiência Energética
Pobreza Energética
Nota: Dependendo das idades dos alunos, os temas sugeridos devem ser adaptados. Se se tratar de uma turma de 1º ciclo, fará sentido utilizar sugestões como Poupança de Energia, Poluição, Reciclagem, etc.
 3.    Os alunos devem, em grupo, pensar de que forma vão criar um cartaz sobre o tema escolhido: qual a frase que vão escrever, que materiais e cores vão utilizar e quem fica responsável por cada etapa.
4.    Quando todos os grupos terminarem, os grupos poderão apresentar seu cartaz à turma.
 
Partilhem connosco os cartazes que as vossas turmas criaram! Queremos ver a criatividade da geração do futuro!
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