Viva os Objetivos!

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas em 2015, define as prioridades e metas do desenvolvimento sustentável global para 2030 e procura mobilizar esforços globais à volta de um conjunto de objetivos comuns.

São 17 objetivos mundiais definidos para erradicar a pobreza, proteger o planeta e assegurar a prosperidade de todos – no Anexo 1 podes encontrar todos os objetivos e respetiva explicação.
É crucial que os mais jovens tenham um papel ativo enquanto embaixadores do planeta para um futuro melhor. Com este objetivo em mente, trazemos o jogo “Viva os Objetivos!”, um jogo para crianças entre os 5 e os 12 anos de idade. Desenhado para ser divertido e enriquecedor, este jogo ensina as crianças sobre os ODS’s e encoraja-as a adotá-los e a influenciar positivamente o seu círculo mais próximo!
Este jogo mostra que cada um de nós tem um papel indispensável no futuro do planeta, enquanto indivíduos, membros de uma equipa e, mais importante, enquanto cidadãos responsáveis.
REGRAS DO JOGO

PREPARAÇÃO

O jogo foi adaptado para formato digital, de modo a poupar recursos físicos. Posto isto, para preparar o jogo, é necessário abrir o tabuleiro de jogo digital e o com as cartas de jogo – com as questões que devem ser colocadas à turma conforme as casas onde os seus peões vão parando.
O pdf com as cartas de jogo está organizado por equipas: na carta inicial, o índice permite navegar com mais facilidade pelo documento, acedendo ao “baralho de cartas” de cada equipa. É importante que cada equipa responda ao conjunto de perguntas que lhe está destinado, de modo a não haver repetição. No canto inferior esquerdo de cada carta existe um ícone que permite regressar ao menu inicial.
Em alternativa, as cartas podem ser impressas e lidas pelo professor ou distribuídas entre equipas, para que cada equipa fique com o baralho de uma equipa concorrente (exemplo: Equipa 1 fica com o baralho de cartas da Equipa 2).

A turma deve ser dividida em equipas, entre 4 a 5, se for feito para toda a sala de aula. Se for jogado em grupo, em família ou no círculo de amigos, deve ser jogado com um grupo de 4 a 5 jogadores.
Em contexto de sala de aula, o tabuleiro de jogo pode ser projetado para toda a turma.
Nota: Existe um baralho de cartas extra, com perguntas exclusivas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Portugal. Este baralho pode ser integrado no jogo das seguintes formas:

- Selecionar uma equipa para jogar com o baralho de cartas de Portugal, podendo, neste caso, jogar com uma sexta equipa (ou jogador);

- Integrar as perguntas deste baralho no decorrer jogo;

- Utilizar estas questões para, no fim do jogo, abrir o debate com a turma sobre a evolução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Portugal.
ATIVIDADE

- O jogo é composto por 63 casas. Cada equipa põe o seu peão na casa da partida.

- As equipas lançam o dado à vez (clicar no dado digital) e movem os respetivos peões consoante o número de casas indicadas no dado.

- Caso a equipa pare numa casa ao fundo do escadote avança para o topo do mesmo.

- Quando as equipas param no topo do escorrega de água têm de deslizar até à casa onde este termina.

- Se a equipa calhar numa casa correspondente a um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (1-17), deve-lhe ser lida a carta correspondente ao número do Objetivo. Esta carta deve ser lida por um jogador de outra equipa ou pelo professor.

- Cada resposta correta permite que a equipa volte a jogar. A primeira equipa a alcançar a casa “2030” pode cantar vitória!

- Para terminar, os jogadores terão de conseguir acertar na casa “2030” numa só jogada. Caso o dado indique um número superior ao que é necessário, a equipa terá de recuar o número de casas em excesso.

Prontos? Lancem o dado!
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