A proporção do Desperdício Alimentar

Desde 2019 que se celebra, a 29 de setembro, o Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar. O objetivo desta data é sensibilizar as pessoas para evitarem o desperdício alimentar. Esta semana é a vez dos professores de matemática vestirem o papel de agentes da mudança!

CONTEXTO
Dados do INE referentes ao ano de 2020 indicam que nesse ano foram desperdiçadas em Portugal 1,89 milhões de toneladas de alimentos, significando que cada português desperdiçou, em média, 184 kg de alimentos.
Economicamente falando, um estudo da Too Good To Go, reporta que cada português perde em média 28 euros mensais ao desperdiçar comida, o que multiplicado pelos meses do ano significa 336 euros anuais, perdidos em más práticas de gestão alimentar. Contas feitas, os portugueses perdem 3,3 mil milhões de euros por ano em desperdício alimentar.
Para além do desperdício económico e de recursos naturais e energéticos, o desperdício alimentar tem também consequências ambientais, correspondendo a 8 a 10% de todas as emissões globais anuais de CO2.
As gerações mais novas são a esperança para que consigamos alcançar o desenvolvimento sustentável e garantir um futuro de qualidade para a humanidade. Semear hábitos sustentáveis e saudáveis nas suas vidas é, atualmente, um enorme passo e está nas mãos de todos os educadores fazer a diferença.
ATIVIDADE
Como não é fácil quantificar as emissões de dióxido de carbono produzidas por cada maçã que acaba no lixo, desafiamos os professores de matemática a calcularem com os seus alunos o impacto que o desperdício alimentar tem na carteira através de uma Proporção - uma das ferramentas que a disciplina de matemática ensina!
Aqui podem encontrar a ficha que a Energia Letiva preparou para os alunos que estão a aprender a Proporção e precisam de fazer exercícios práticos para consolidar a matéria.
A ficha pode ser impressa e distribuída ou, em alternativa, projetada no quarto para que toda a turma veja e solucione os desafios no seu caderno.
Em seguida, sugerimos que, em conjunto, pensem em formas de reduzir o desperdício alimentar! Por exemplo: fazer compota de fruta demasiado madura, colocar a data em que abrimos o pacote de leite, fazer um menu semanal e comprar apenas os produtos necessários, etc.
 
Partilhem connosco as ideias das vossas turmas! Vamos criar uma lista de boas práticas para pôr fim ao desperdício alimentar!
Partilhar: