CONTEXTO
Dados do INE referentes ao ano de 2020 indicam que nesse ano foram desperdiçadas em Portugal 1,89 milhões de toneladas de alimentos, significando que cada português desperdiçou, em média, 184 kg de alimentos.
Economicamente falando, um estudo da Too Good To Go, reporta que cada português perde em média 28 euros mensais ao desperdiçar comida, o que multiplicado pelos meses do ano significa 336 euros anuais, perdidos em más práticas de gestão alimentar. Contas feitas, os portugueses perdem 3,3 mil milhões de euros por ano em desperdício alimentar.
Para além do desperdício económico e de recursos naturais e energéticos, o desperdício alimentar tem também consequências ambientais, correspondendo a 8 a 10% de todas as emissões globais anuais de CO2.
As gerações mais novas são a esperança para que consigamos alcançar o desenvolvimento sustentável e garantir um futuro de qualidade para a humanidade. Semear hábitos sustentáveis e saudáveis nas suas vidas é, atualmente, um enorme passo e está nas mãos de todos os educadores fazer a diferença.