A Energia Que Move A Minha Escola

Muitos dos aparelhos que utilizamos na escola e em casa requerem energia. Infelizmente, gerar energia para que estes aparelhos funcionem, cria gases com efeito estufa. Esta atividade, adaptada aos mais pequeninos, introduz a ideia de energia e eficiência energética, desafiando-os a pensar sobre quais os aparelhos que consomem mais energia nas divisões na escola (ou em suas casas), e como podemos tornar esse consumo mais eficaz.

GUIA DO/A PROFESSOR/A OU EDUCADOR/A
OBJETIVOS

1. Conseguir identificar aparelhos, atividades e/ou eletrodomésticos que requerem energia para funcionar;
2. Conseguir identificar formas de utilizar a energia de forma eficiente.
PREPARAÇÃO

Para começar, é necessário trocar os dois conceitos-chave deste exercício por miúdos:
Energia Elétrica: Da mesma forma que necessitamos de energia para saltar e correr, os aparelhos e eletrodomésticos também necessitam de energia para funcionar. A energia elétrica é uma forma de energia que não se vê, não se sente e não se ouve, mas que se encontra em quase tudo o que fazemos. Dá-nos luz, aquece a água dos nossos duches, mantém o nosso frigorífico a refrigerar, carrega as nossas consolas, computadores, tablets e muito, muito mais!
Eficiência Energética: Utilização da menor quantidade de energia para obter um determinado resultado (como cozinhar, iluminar ou aquecer a nossa casa/escola). Se evitarmos desperdiçar energia quando não precisamos (por exemplo, não deixar as luzes acesas quando saímos de uma divisão), estamos a ser eficazes no uso de energia, a conservar e ajudar o nosso planeta, e a poupar dinheiro!
Depois de introduzires estes conceitos à turma (esteja ela na sala de aula ou na sala de estar), precisas apenas de duas ferramentas: papel e lápis. Podes imprimir o exercício  ou simplesmente usar uma folha branca, ou mesmo o caderno que têm por hábito utilizar.
ATIVIDADE
i) Desenhar a planta da escola ou de uma parte dela, identificando, decorando e colorindo as duas divisões que considera que consomem mais energia (ver exemplo na ficha);

ii) Debaixo da planta desenhada, as crianças devem identificar as razões que as levam a crer que estas duas divisões usam tanta energia.
Em seguida, sugerimos que, em conjunto, pensem em formas de reduzir o consumo de energia às divisões escolhidas! Por exemplo: não deixar o frigorífico aberto, desligar aparelhos e eletrodomésticos da corrente quando não estão a ser utilizados, etc.
*Esta atividade pode ser adaptada a diferentes localizações: escola, casa, casa de um amigo, etc. Para levar esta atividade a uma dimensão ainda mais criativa, pode ser proposto às crianças que imaginem o cenário de um filme ou de uma história com a qual se identifiquem. Como seria poupar energia na casa do Capuchinho Vermelho?

Adaptado de Climate Science.
Partilhar: