Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pelo ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
A programação das Jornadas inclui conferências, oficinas pedagógicas, atividades de exterior, apresentação de recursos pedagógicos e exposições, entre outros momentos de reflexão e partilha.
As Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental estão de volta nos dias 19, 20 e 21 de abril, desta vez com o tema “Educação ambiental - territórios e políticas de proximidade: desafios e oportunidades”, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.
Este evento, que vai já na sua 30ª edição, pretende “promover práticas sustentáveis, compartilhar o conhecimento entre os participantes e promover a reflexão, a discussão e a tomada de decisão, no que se refere às ações pedagógicas sobre causas de alterações climáticas, proteção da biodiversidade e proteção do território e da paisagem”.
Outros objetivos passam por facilitar a participação dos jovens e o acesso à informação e incentivar a sua participação voluntária, aproximando-os dos programas de defesa do ambiente e de políticas públicas de Educação Ambiental.
Nesta edição, os eixos temáticos são quatro: “Biodiversidade e Geodiversidade”, “Arte e Cultura na Prática Pedagógica”, “Ecocidadania e Governança” e “Ciência e Inovação Pedagógica”.
As Jornadas serão um palco de aprendizagem e de sensibilização, preenchido por conferências, painéis, comunicações orais, oficinas pedagógicas, atividades de exterior, saídas de campo, atrações artísticas, apresentação de recursos pedagógicos e exposições.
“Estas jornadas irão trazer-nos um percurso de 30 anos com os atores, as aprendizagens, as experiências e as partilhas que têm contribuído para a construção do campo da Educação Ambiental em Portugal e na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e Galiza.”
A iniciativa é realizada anualmente pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) de forma descentralizada, tendo como co-organizador deste ano a Câmara Municipal das Caldas da Rainha.
As Jornadas destinam-se a docentes de todos os níveis de educação e ensino, educadoras/es ambientais, estudantes, técnicas/os de ONG e autarquias, investigadoras/es, atores políticos, jovens, público e todas as pessoas do setor público e privado com interesse nas áreas temáticas.
A inscrição é gratuita para jovens até aos 23 anos e pode ser feita através deste formulário.
Sabe mais sobre as Jornadas no siteda ASPEA e consulta o programa do evento nestelink.