Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pelo ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
A exposição aborda a problemática do consumo descartável no calçado e destaca projetos, materiais, produtos e ações inovadoras que contribuem para uma produção de calçado mais sustentável.
Há cada vez mais uma consciência ecológica e ambiental entre designers, industriais e consumidores, e muitos criadores a criticar o próprio conceito de tendência, procurando uma moda lenta, não sazonal e baseada numa economia circular de poupança de matérias-primas e de energia.
A exposição “TENDÊNCIA ou FUTURO? Calçado e Sustentabilidade” vem apresentar projetos, materiais, produtos e ações inovadoras em direção a um futuro mais sustentável para a produção de calçado em Portugal. A exposição estreia-se em itinerância na Biblioteca Municipal da Moita e estará em exibição até 29 de dezembro.
“O conceito de moda sempre esteve diretamente ligado ao consumo e à novidade, mas atualmente tornou-se descartável: usar, deitar fora e voltar a comprar. Em 2021 foram produzidos 22.000 milhões de sapatos em todo o mundo - cerca de 2,8 por pessoa - e a vida útil expectável de cada par é de apenas 1 ano. O calçado é responsável por 1/5 do impacto ambiental gerado pela indústria da moda, apesar de representar menos de 1/10 do seu valor total”.
A exposição, criada pelo Museu do Calçado em parceria com o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal e a Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, está aberta ao público e é gratuita.
Para mais informações, consulta o site do município da Moita.