Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pelo ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
A exposição exibe os frutos de uma residência artística cuja missão é promover a troca de conhecimentos entre artistas nacionais e estrangeiros, incentivando o desenvolvimento de materiais e ferramentas artísticas através de práticas sustentáveis.
SEEDS - MEANS FOR A SUSTAINABLE ART PRACTICE é o resultado do projeto “SEEDS”, que junta 12 artistas de várias nacionalidades europeias para abordar a sustentabilidade no mundo da arte.
Esta exposição, promovida pela Associação Quinta das Relvas, reúne os resultados do primeiro mês de residência artística e está patente no Cineteatro Alba, em Albergaria-a-Velha, até 7 de janeiro de 2024.
Durante a residência artística, os artistas aprenderam, desenvolveram e partilharam conhecimentos e meios para uma prática artística mais sustentável, participando em vários workshops e sessões de orientação e aprendendo a praticar desenho, pintura, impressão e escultura utilizando materiais que são amigos do ambiente e não criam resíduos.
Agora, os artistas têm a oportunidade de partilhar o seu trabalho e progressos numa exposição, criando uma consciência sobre os temas do projeto e envolvendo ativamente as comunidades visadas.
O projeto SEEDS tem como objetivo apoiar artistas jovens e emergentes, sensibilizar para os
desafios ambientais e das alterações climáticas e capacitá-los para adotarem práticas mais ecológicas, promovendo simultaneamente a cidadania ativa através da aprendizagem ativa.