Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pelo ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
A exposição Plástico: Reconstruir o Nosso Mundo analisa o material revolucionário e profundamente controverso a que atribuímos o nome genérico de “plástico”,” e está patente no MAAT até ao mês de agosto.
“A exposição Plástico: Reconstruir o Nosso Mundo traça a ascensão sem paralelo dos plásticos, a sua tremenda popularidade e a perceção crescente do seu poder destrutivo. Equacionando o papel desempenhado pelo design ao longo deste percurso, nela se procura compreender o carácter imensamente inovador e gerador de novos modos de vida de um material que simultaneamente contribuiu para a incontornável crise de poluição ambiental que hoje vivemos.”
Dividida em três secções, a experiência tem início com uma instalação videográfica sobre a relação geológica fundamental entre plástico e natureza, seguindo-se a história do plástico, desde a sua origem até à crescente preocupação com o planeta a partir de finais do século XX. Por fim, a exposição termina com um balanço dos atuais esforços para repensar o plástico e promover a sua reutilização.
“Com este olhar voltado para o futuro, Plástico: Reconstruir o Nosso Mundo é um apelo à ação em tempos de crise climática global.”