Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pelo ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
No dia 30 de setembro, pelas 9h30 e até às 12h30, junto ao Forte da Cresmina – Guincho, dá-se início a uma caminhada com interpretação científica e didática promovendo a marcha e potenciando a atividade física.
A marcha em espaços verdes, junto ao rio ou ao Mar, permite conhecer o património natural, com as áreas protegidas e a sua biodiversidade e geodiversidade e património edificado. Para além da atividade física, que promove o bem-estar físico e mental, as caminhadas contam com um especialista convidado.
O presidente da ASPEA, Joaquim Ramos Pinto, reforça que este tipo de atividade, integra a Estratégia Nacional de Educação Ambiental, a Estratégia de Biodiversidade da União Europeia para 2030, bem como os Objetivos para o desenvolvimento Sustentável (ODS). Os objetivos “Boa Saúde e Bem-estar” (ODS3), “Cidades e Comunidades Sustentáveis” (ODS11), “Ações contra as Mudanças Climáticas” (ODS13) e “Educação de Qualidade” (ODS4) caminham lado a lado com esta iniciativa.
A programação, coordenada pela vice-presidente da ASPEA Clarisse Ferreira, contempla mais caminhadas (de nível fácil e difícil) em várias outras regiões e alturas do ano, como por exemplo “Green Walk na Reserva Natural da Barrinha de Esmoriz em dezembro (nível difícil) ou “Green Walk entre a praia do Creiro e o Portinho da Arrábida em junho (nível fácil).
As ações podem ser constituídas como Ações de Curta Duração (ACD), para professores de diferentes níveis de ensino, caso exista um número de professores a frequentar que a queiram ver validada como tal.
As inscrições podem ser feitas através deste link.