Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pelo ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
Curso AIDUC – Liberdade, Sustentabilidade e Educação: Pessoas e Planeta em Diálogo
O programa inclui mesas redondas e workshops presenciais que ocorrerão nos dias 11 e 12 de julho, na Universidade de Coimbra.
O curso "Liberdade, Sustentabilidade e Educação: Pessoas e Planeta em Diálogo" é dirigido a docentes da Educação Pré-Escolar, do Ensino Básico e do Ensino Secundário e realiza-se a 11 e 12 de julho de 2024, na Universidade de Coimbra.
Esta iniciativa formativa integra o AIDUC (Abordagens Interdisciplinares para a Docência), um programa formativo promovido pela Universidade de Coimbra e enquadrado no âmbito da Formação de Professores (em fase de acreditação pelo CCPFC).
O curso prevê a frequência em 12h de formação presencial, entre elas, 2 mesas redondas (4h), 1 workshop sobre o "Património Histórico da UC" (obrigatório para todos os participantes) (2h) e 3 workshops temáticos à escolha (com vagas limitadas) (6h). Apesar de não ser obrigatório para completar o curso, é possível a inscrição em mais 1 workshop à escolha (perfazendo 5 workshops no total).
Para além da formação, há um conjunto diversificado de momentos lúdico-pedagógicos e outros workshops orientados para a aprendizagem interdisciplinar.
“Num momento em que se celebram os 50 anos da conquista da Liberdade em Portugal, mas também em que o planeta enfrenta desafios climáticos e geopolíticos cruciais à sua sobrevivência, importa contribuir para a formação contínua de professores, para que possam apropriar-se de conhecimentos e de ferramentas de trabalho pedagógico, tendo em vista a promoção da paz e de uma cultura de sustentabilidade.”
Esta iniciativa tem vários objetivos, incluindo:
Promover a partilha do conhecimento científico, influenciando positivamente os modos de aprender e de ensinar;
Demonstrar a importância da interdisciplinaridade nos diferentes níveis de ensino;
Contribuir para a formação contínua de professores/educadores;
Estimular a consciência crítica para os problemas estruturais do mundo e evidenciar a importância da utilização do conhecimento científico para a promoção da mudança.
Os participantes podem obter dois tipos de certificado: um certificado de presença ou um diploma de conclusão do curso de formação. O curso tem um custo de 120€ que será suportado na totalidade pela Fundação Santander, através do seu programa de bolsas e cursos.
Há 120 vagas disponíveis e as candidaturas podem ser feitas até 23 de junho, através da plataforma Santander Open Academy. Consulta aqui o regulamento e o programa do curso.