Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pelo ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
Esta iniciativa convida o público em geral a dar o seu contributo para um ambiente mais sustentável e limpo, numa ação de limpeza terrestre entre o Mexilhoeiro e o Farol de Santa Marta.
O Clean Up the Atlantic está de volta para mais uma ação de limpeza em Cascais no dia 22 de junho, entre as 9h e as 13h.
A 15ª edição irá decorrer em dois pontos da costa, com uma ação de limpeza subaquática na Baía de Cascais (apenas para participantes com experiência de mergulho) e uma limpeza terrestre na zona costeira entre o Mexilhoeiro e o Farol de Santa Marta, aberta ao público em geral.
No final, o lixo é pesado e exposto durante algumas horas na Baía de Cascais, promovendo uma melhor tomada de consciência da população sobre o tipo de resíduos depositado no fundo do mar e que, muitas vezes, tem consequências prejudiciais para a fauna e flora marinhas.
Estas ações de limpeza contribuem para sensibilizar a população para a problemática da poluição marítima e os seus impactos na biodiversidade, incentivando também a prática de mergulho no concelho.
O "Clean Up the Atlantic" é uma ação de limpeza do litoral, promovida anualmente pela autarquia em parceria com os centros de mergulho Cascais Dive e Nautilus-sub e a APPSA - Associação Portuguesa de Pesca Submarina e Apneia. Desde 2008 que o Clean Up the Atlantic já retirou mais de 14 toneladas de lixo do fundo do mar, graças à participação de 1 800 voluntários.
A inscrição é obrigatória e deve ser feita através deste formulário.