Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pelo ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
A mudança que precisamos para o Oceano que queremos
No final do curso, os participantes terão à sua disposição conhecimentos e ferramentas para melhor explicar a influência que temos no oceano e guiar os alunos para assumirem um papel mais ativo na procura de soluções.
“A mudança que precisamos para o Oceano que queremos - Literacia do Oceano com escolas” é um curso online que visa potenciar a comunicação e o ensino sobre o oceano por parte de professores de todos os ciclos de ensino, professores pré-escolares e educadores não formais.
Além disso, pretende ainda potenciar o seu papel como multiplicadores desta capacidade, aumentando a aptidão de alunos e comunidades escolares para transformar o conhecimento em ação.
O curso decorre entre 13 de março e 15 de abril, maioritariamente em modo assíncrono, num total de 18 horas, e não se aplicam propinas.
“O curso aborda a Literacia do Oceano sob a multiperspetiva consagrada pela UNESCO e insere-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 (Educação de Qualidade), 6 (Água potável e Saneamento), 12 (Produção e Consumo Sustentáveis), 13 (Ação Climática) e 14 (Proteger a Vida Marinha) da Agenda 2030. Este curso contribui diretamente para o ODS4 - Target 4. O curso fornecerá conhecimentos e ferramentas para uso em sala de aula que fomentam o pensamento crítico e compreensão sobre o oceano, aumentam a consciência sobre a nossa relação diária com o oceano e impacto que os nossos comportamentos têm na sustentabilidade do oceano”.
O curso está acreditado pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua (Ministério da Educação Português) e, no final, será emitido um certificado de participação.
Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a EMEPC, o CIIMAR e o MARE, no âmbito da OceanTeacher Global Academy, contando com investigadores de outras instituições: IPMA, Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa e Universidade do Minho.
Todos os detalhes sobre o curso e o formulário de candidatura estão disponíveis neste link. As candidaturas estão abertas até 16 de fevereiro e há 60 vagas disponíveis.