Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pelo ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
Esta conferência gratuita é dirigida a professores do ensino básico e secundário, encontrando-se em fase de acreditação para os códigos de grupo de recrutamento 110, 230, 420, 500, 510, 520.
A Conferência de Professores do Mar está de volta ao Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva nos dias 10 e 11 de maio, desta vez com um programa dedicado à Década do Oceano.
Esta iniciativa, que vai já na sua 9ª edição, pretende explorar os 10 desafios para um impacto coletivo em prol do oceano até 2030, assim como o contributo de diferentes áreas científicas para a preservação e exploração sustentável e equitativa do oceano.
A Conferência divide-se em sessões plenárias e práticas e é destinada a professores do ensino básico e secundário, encontrando-se em fase de acreditação para os códigos de grupo de recrutamento 110, 230, 420, 500, 510, 520. A participação na conferência é gratuita.
O evento começa com uma apresentação da ação portuguesa no âmbito da Década do Oceano e pela contextualização de como a comunidade docente se pode envolver com a revolução em curso do conhecimento sobre o oceano a nível nacional.
As restantes sessões plenárias (10 de maio) estruturam-se em torno de quatro dos dez desafios da Década do Oceano: “compreender e vencer a poluição marinha, mudar a relação da Humanidade com o oceano, desenvolver uma economia oceânica sustentável e equitativa e proteger e restaurar ecossistemas e biodiversidade”. A última sessão do dia reforça a importância da colaboração ativa de toda a comunidade para esta missão.
Já nas sessões práticas paralelas (11 de maio), “os professores serão desafiados a explorar soluções de ciências oceânicas transformadoras para o desenvolvimento sustentável – que contribuem para a ligação do ser humano ao oceano – dando continuidade à exploração dos desafios da Década, tais como: desbloquear soluções baseadas no oceano para as alterações climáticas, aumentar a resiliência da comunidade aos riscos oceânicos, entre outros.”
As inscrições devem ser feitas neste formulário. Para mais informações, consulta o site da Conferência.