Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pelo ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
A época natalícia é marcada pelo consumo desenfreado, desperdício alimentar, consumo de energia e acumulação de lixo. Pode parecer que é preciso abrir mão de muitas coisas para ter um Natal sustentável, mas não é o caso. Nós ajudamos.
Já entrámos em contagem decrescente para a noite mais esperada do ano. O Natal é uma época de celebração e união, mas também está associada ao consumo excessivo e à produção de lixo e resíduos (papel de embrulho, caixas de brinquedos, pilhas, embalagens alimentares vazias, copos descartáveis, entre muitos outros).
Há tantas decorações bonitas, presentes incríveis e comida deliciosa para comer – como podemos ter um Natal mais amigo do planeta? Não é nada complicado. A Energia Letiva dá-te uma ajuda para celebrares a quadra natalícia de forma mais sustentável.
Reutiliza a tua decoração
Não há nada mais sustentável do que reutilizar a árvore e os enfeites que já tens dos anos anteriores.
Se quiseres renovar a decoração, podes sempre fazer os teus próprios ornamentos a partir de materiais reciclados que tenhas em casa, ou a partir de pinhas, ramos de árvores e folhas que encontres no chão.
Se tiveres mesmo de comprar uma árvore, tenta optar por uma:
Árvore artificial em segunda mão, evitando cores diferentes do verde habitual (pois podes cansar-te da cor rapidamente), e duradoura, para que consigas reutilizá-la durante vários anos;
Árvore natural de origem sustentável e nacional, com raiz (se tiveres espaço para a voltar a plantar) e/ou que tenha sido cortada para manter a floresta limpa e prevenir incêndios.
Repensa a consoada
O Natal é sinónimo de entradas, pratos principais e doces deliciosos, mas também é sinónimo de sobras.
Para evitar o desperdício nas refeições de Natal deves:
Planear todas as refeições com antecedência, de acordo com o número de convidados;
Fazer pratos de que todos gostem, reduzindo, se possível, a quantidade de carne;
Utilizar produtos sazonais e locais;
Distribuir as sobras pela família (cada um leva o seu tupperware);
Aproveitar os restos para fazer outros pratos (transformar as sobras de bacalhau, batatas cozidas, couve e ovos cozidos na tradicional roupa velha ou fazer compotas com as sobras de fruta, por exemplo);
Fazer compostagem com aquilo que não pode ser reaproveitado.
À mesa, deixa os utensílios descartáveis de lado e escolhe loiça convencional, toalhas e guardanapos de tecido.
Personaliza os teus embrulhos
O brilho dos embrulhos nem sempre deixa ver o impacto ambiental que escondem. Além de implicar o abate de milhões de árvores, a maior parte dos embrulhos não pode ser reciclada.
Por isso, evita os embrulhos, as fitas e os laços e dá asas à tua criatividade, reutilizando:
Sacos e papel de embrulho que tenhas guardado de aniversários e natais anteriores;
Revistas, jornais antigos ou caixas;
Um lenço ou um pano bonito, fechando com um nó ou com um alfinete.
Para fugir aos embrulhos, também podes fazer uma caça ao tesouro em casa, com toda a família, escrevendo as pistas em cartão ou papel reutilizado.
Prefere presentes com significado
Neste Natal, dá valor às prendas simbólicas, úteis, duradouras e com um toque pessoal. Eis algumas alternativas ecológicas:
Experiências, como bilhetes para espetáculos, concertos, cinema, exposições, parques de diversões/temáticos, jogos de futebol, cursos e workshops;
Artigos em segunda mão ou de materiais reciclados/certificados;
Donativos para instituições e campanhas (por exemplo, apadrinhar um animal selvagem);
Presentes artesanais ou feitos por ti (como um postal escrito à mão ou um álbum de fotografias);
Bolos, bombons e bolachas caseiros ou guloseimas a granel;
Cheques-prenda.
Também podes fazer o famoso “amigo secreto”, em que cada elemento da família só oferece uma prenda a uma pessoa.
Poupa nas luzes de Natal
Apesar de ajudar a entrar no espírito natalício, a iluminação das ruas, varandas e árvores tem o seu peso na conta da eletricidade.
Para poupares energia, desliga as luzes durante a noite e quando não está ninguém em casa e utiliza luzes LED. Estas consomem menos energia, duram mais tempo e são mais eficientes.
Também podes procurar luzes que funcionem com luz solar.