Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pelo ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
O diálogo sobre a poupança de energia não é de hoje, e este tema já fez correr muita tinta. São vários os conselhos que nos apontam quando falamos na vontade e necessidade de poupar energia, mas serão todos verdade? Vamos pôr os pontos nos is!
O diálogo sobre a poupança de energia não é de hoje, e este tema já fez correr muita tinta. São vários os conselhos que nos apontam quando falamos na vontade e necessidade de poupar energia, mas serão todos verdade? Vamos pôr os pontos nos is!
MITO 1: Devíamos lavar a loiça à mão ao invés de usar a máquina de lavar loiça.
Este mito para além de não contribuir para a poupança de energia elétrica, também não poupa a nossa energia física. Lavar a loiça manualmente parece mais económico que colocá-la na máquina, contudo, gastamos, provavelmente, muito mais água quente. Enquanto a máquina gasta, em média, 15 litros por ciclo, para lavar à mão necessitamos de uma média de 60 litros. Se considerarmos uma lavagem a 45º, à mão precisamos de 2 kWh, e num ciclo normal, a máquina precisa de 1,3 kWh para lavar e secar. Se optarmos por um ciclo económico, este consumo reduz para cerce de metade.
MITO 2: Deixar a luz acesa consome menos energia que ligar e desligar o interruptor.
Quem nunca ouviu este? Muita gente crê que deixar a luz acesa quando saem de uma divisão (a que pretendem regressar eventualmente) consome menos energia que desligar e voltar a ligar apenas quando volta a entrar na divisão. Acender uma luz causa uma explosão inicial de energia maior do que quando a luz permanece acesa, mas essa explosão dura apenas milésimos de segundo. Deixar a luz acesa por muito tempo pode ter um consumo bastante superior.
MITO 3: Aparelhos e eletrodomésticos não consomem energia quando estão desligados.
Se estiveram atentos ao ABC do Impacte Individual já sabem que isto não só é falso, como se estima que a energia consumida pelos equipamentos que estão apenas em stand-by corresponde a 10% da eletricidade consumida mensalmente! Um equipamento, mesmo que esteja desligado, continua a consumir energia quando a ficha do equipamento permanece ligada à tomada. Há até equipamentos que consomem praticamente o mesmo em modo stand-by ou quando estão efetivamente a ser utilizados!
-
Tens dúvidas sobre se alguma prática de poupança de energia é verdadeira ou apenas um mito? Estamos aqui para tirar as teimas, fala connosco!